| 12/10/2006 19h57min
O candidato à reeleição para a Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva venceu o primeiro turno nos 104 municípios mais pobres, mais desiguais e com maior desemprego do Brasil. Em contrapartida, o candidato tucano Geraldo Alckmin venceu Lula em 1º de outubro nos cerca de 101 municípios mais ricos, menos desiguais e com menor desemprego do país.
As conclusões são parte do conteúdo especial sobre as eleições produzido pela Radiobrás. Uma série de reportagens mostra como os votos de Lula e Alckmin foram distribuídos pelo país no primeiro turno, levando em conta características de sociais, econômicas e regionais. O levantamento usou como indicadores Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de um recorte sobre o padrão de vida da população a partir de uma lista de 16 indicadores elaborada para o Atlas da Exclusão Social, pelos economistas Marcio Pochmann e Ricardo Amorim.
Nos 104 municípios mais ricos, que concentram 8,9 milhões de eleitores, Alckmin teve 55% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Lula teve 32%. Nas 101 cidades mais pobres, Lula teve 72% dos votos, contra 24% de Alckmin. Esses municípios têm 885 mil eleitores.
A diferença de votos foi semelhante nas 142 cidades com maior número de desempregados. Lula teve 72%, contra 24% de Alckmin. Nas 100 cidades com maior porcentagem de empregados, a disputa foi mais equilibrada, mas com vitória de Alckmin. O ex-governador paulista teve 49% nesses municípios, contra 38% do atual presidente.
Nas 100 cidades mais desiguais, que representam 594 mil eleitores, a vantagem de Lula é novamente semelhante, de 72% a 23%. Entre os 33 milhões de eleitores que vivem nos 101 municípios menos desiguais, Alckmin teve 47%, e Lula, 38%.
Veja mais análises da eleição nos gráficos do Mapa do Poder
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.