| hmin
Em um esforço para aumentar a confiança dos investidores num mercado abalado por escânadalos de fraudes e grandes empresas, autoridades federais dos Estados Unidos aprovaram nesta terça-feira, 27 de agosto, regras que obrigam as empresas a divulgar informações com maior rapidez.
Enquanto autoridades continuam a investigar as contabilidade da Enron, da WorldCom e de outras companhias, a Securities and Exchange Commission (SEC, órgão encarregado pela fiscalização do mercado acionário norte-americano) decidiu, por 5 votos a 0, obrigar as empresas a divulgarem seus balanços anuais em uma prazo de 60 dias após o término do ano, o prazo máximo era de 90 dias.
Já os balanços trimestrais, que antes podiam ser divulgados 45 dias após o fim do trimestre, agora terão de ser distribuídos em no máximo 35 dias após o fim de cada período.
Inicialmente, a SEC queria que os resultados trimestrais fossem divulgados 30 dias após o fim do trimestre, porém, algumas empresas como a gigante do fast-food McDonald's, expressou discordância sobre o curto espaço de tempo.
A SEC dará um período de três anos de transição para que a medida possa começar a vigorar, além disso, ela só terá de ser obedecida por empresas que já estão sob regulamentação da SEC há pelo menos um ano, que já publicaram ao menos um balanço anual e que têm uma capitalização pública de, pelo menos, US$ 75 milhões .
A SEC também decidiu exigir das empresas que divulguem as compras ou vendas de ações feitas por integrantes das companhias, com pelo menos dois dias úteis de antecedência, o que irá permitir ter uma visão mais rápida do que os executivos estão fazendo com suas ações. Anteriormente, poderia levar semanas e até meses para que essas informações fossem divulgadas. Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.