| 22/10/2006 18h02min
O Grêmio empatou em 1 a 1 com o São Paulo neste domingo, dia 22, no Olímpico, e não conseguiu diminuir a vantagem de oito pontos do líder do Brasileirão. Ainda por cima, caiu do segundo lugar para a quarta colocação na tabela.
Danilo abriu o placar para o tricolor paulista a 50 segundos de jogo. Hugo empatou aos quatro do segundo tempo.
O clima antes de a bola rolar era de decisão, lembrando o tempo em que a fase final do campeonato era disputada no sistema mata-mata. O Estádio Olímpico estava quase lotado uma hora e meia antes do início da partida. Ao todo, mais de 50 mil gremistas foram ao campo para ver o jogo que poderia colocar o time muito próximo do líder – ou, em caso de derrota, deixar o São Paulo com a mão na taça, com poucas chances de ser alcançado.
A saída de bola foi do Grêmio. Após o lance inicial, que resultou no primeiro dos quatro impedimentos de Rômulo – um marcado de maneira equivocada –, o São Paulo respondeu fulminante com uma jogada pelo meio. Danilo recebeu na ponta-esquerda, livre, e mandou um chute na saída de Galatto. Com 50 segundos de partida, gol do adversário.
Foi um balde de água fria, mas torcida seguiu incentivando. A equipe gaúcha, então, passou a pressionar, criando muitas oportunidades. No total, foram 11 arremates, que pararam em Ceni, contra três do São Paulo. Destaque para os chutes de Lucas, a oito minutos, Tcheco e Rômulo, a 47, após um lindo giro do centroavante.
Na volta do intervalo, o técnico Muricy Ramalho alertou para a pressão que o Grêmio faria nos primeiros 20 minutos. Nem precisou tanto. Bastaram apenas quatro para Tcheco receber na meia-direita e cruzar na medida para Hugo empatar e fazer explodir o grito das arquibancadas.
A partir daí, o jogo ficou ainda mais pegado. Para o presidente do Grêmio Paulo Odone, foi "um dos mais bem jogados que assistiu neste campeonato". O tricolor gaúcho tinha maior posse de bola, atacando mais. Mas o São Paulo também cavava algumas chances.
Aos 32 minutos, Tcheco levantou a bola na área e Lucas cabeceou forte, mas Ceni defendeu. Já no finalzinho, Rômulo deixou para Hugo, próximo da área, e ele mandou uma bomba em direção ao gol, mas novamente Ceni entrou em ação.
Já a estrela do arqueiro do Grêmio brilhou em um lance anterior: Thiago foi à ponta-direita e cruzou, buscando Lenílson, que entrava na pequena área pelo meio, mas Galatto interceptou e agarrou a bola sem rebote. Assim, redimiu-se de uma saída errada, que quase resultou no gol de Aloísio.
Não foi o resultado esperado pelos gremistas. Tanto que nas manifestações após o jogo os jogadores destacaram a disputa pela vaga na Libertadores como a principal meta, deixando de lado a briga pelo título. Isso, claro, pelo menos até o próximo compromisso, contra o Fluminense, quinta, no Maracanã.
Mariane Hahn
mariane.hahn@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.