| 29/10/2006 13h14min
O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu "continuar dando ênfase à integração sul-americana para construir uma correlação de forças internacionais que favoreça a inserção no mundo".
– Ao mesmo tempo, vamos ampliar ainda mais o acesso aos mercados europeu, americano e asiático. O Brasil mantém uma relação positiva e soberana com os países desenvolvidos e continuará sendo assim. Nosso governo continuará dando ênfase à integração sul-americana e no diálogo Sul-Sul, como forma de construir uma correlação de forças internacionais distintas que favoreça nossa inserção soberana e competitiva no mundo – disse em entrevista publicada hoje pelo jornal argentino Página 12.
Lula considerou que o Brasil deve "diversificar cada vez mais" suas relações, porque "a dependência não é amiga da soberania".
– Nossa política externa não é movida por razões ideológicas, mas pela defesa do interesse nacional, e por valores universais como o multilateralismo, a busca da paz, a defesa dos direitos humanos, a construção de uma ordem econômica e comercial mais justa e o combate à fome e a exclusão social – acrescentou.
Caso seja reeleito hoje, o presidente disse que pretende "promover mais desenvolvimento, mais distribuição da renda e educação de qualidade".
– Em um segundo mandato vamos dar um impulso maior ao crescimento econômico e à geração de empregos. Vamos ampliar o mercado interno, as exportações e continuar com o combate à exclusão social, a pobreza e a desigualdade. Também continuaremos destinando recursos às políticas de segurança pública e de combate ao crime organizado e a corrupção – disse o candidato do PT.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.