| 01/09/2002 18h56min
Sob vento forte e temperatura de 10ºC, o prefeito de Porto Alegre, João Verle, acendeu neste domingo, 1º de setembro, na frente do Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha o Fogo Simbólico dando início às comemorações da Semana da Pátria. Após a solenidade de acendimento da pira, foi realizado o Desfile da Mocidade, reunindo escolas municipais e estaduais da Capital.
A chegada da chama da pátria conduzida por atletas dos Correios e da Brigada Militar deu início a solenidade. Depois do hasteamento da bandeira, a pira foi acesa pelo prefeiro João Verle, na presença de outras autoridades, como o Comandante Militar do Sul, general Pedro Augusto da Silva Néto, e a Secretária da Educação do Estado, Lucia Camini.
Em seu discurso depois de acender a pira, o prefeito relembrou o homenageado da data, o poeta tradicionalista Jayme Caetano Braun, morto em julho de 1999. O fogo simbólico foi aceso no dia 21 de agosto no túmulo do compositor, no Cemitério João XXIII, na Capital, numa homenagem da Liga da Defesa Nacional, e deu início à 65ª Corrida do Fogo Simbólico, com quatro centelhas que percorreram 7,2 mil quilômetros ao longo do Estado, a partir de Santa Maria.
Depois da solenidade de acendimento, 26 escolas estaduais e 36 municipais desfilaram pela Avenida José Bonifácio. Também integraram a marcha cívica representantes do Lyons Club, Rotary, Correios e Colégio Militar de Porto Alegre. Cada um apresentou sua visão para os dois temas.
– Acreditamos que é importante despertar na juventude, por meio de manifestações como essa, a noção de civismo e amor à patria, e é também bastante apropriado que se homenageie um poeta ligado também à tradições gaúchas, fazendo a ligação entre os dois sentimentos – disse Verle antes do início do desfile.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.