| hmin
O presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu em discurso nesta segunda-feira dia 2, aos mais de cem chefes de estado que participam da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a criação de um fundo para diversidade biológica, financiado com recursos dos países que possuem maior riqueza natural em todo o mundo. Segundo o presidente, o fundo estará aberto a contribuições de outros países, organizações e empresas.
– Queremos preservar a biodiversidade, não apenas por seu valor intrínseco, mas também porque os beneficios devem ser repartidos com as comunidades detentoras dos recursos – afirmou.
O presidente lembrou que o Brasil está engajado na preservação da biodiversidade e criou, há duas semanas, a maior área de proteção de florestas tropicais do mundo, o Parque Nacional do Tumucumaque, no Amapá, que possui mais de três milhões de hectares. O presidente ressaltoutambém que o mundo precisa explorar os recursos naturais com racionalidade.
– Seria imoral assistir passivamente à destruição dos complexos ecossistemas de que depende a vida na Terra – afirmou.
O presidente lembrou que o mundo começou a se unir na luta pela preservação do meio ambiente há dez anos, durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, e ressaltou que a Rio+ 10 deve reafirmar os principios estabelecidos no Brasil e transformá-los em ações concretas. Ainda em seu discurso, Fernando Henrique disse que há resistências e oposições a serem vencidas e que é imprescindível encontrar um meio termo entre prosperidade econômica, proteção do meio ambiente e justiça social.
– Só há uma resposta possível: um novo paradigma de desenvolvimento –defendeu.
FH defendeu a adesão ao Protocolo de Kyoto de todas as nações que integram o G-8, o grupo dos países mais desenvolvidos.
– O Brasil não fugirá de suas responsabilidades: queremos uma matriz energética mais limpa.
Fernando Henrique destacou a proposta brasileira de que até 10% de toda a energia utlizada no mundo sejam de fonte renováveis até 2010.
– A América Latina e o Caribe sustentam isso e eu espero que o tema seja apoiado por todos os países.
Ainda nesta segunda, FH se encontra com o chanceler da Alemanha, Gerhard Schröder. No início da tarde, tem encontro com a primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, e, às 16h, participa do lançamento da revista Geo, no Centro de Exposições de Ubuntu – Pavilhão Brasil. No Centro de Convenções, o presidente recebe o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, e, à noite, participa de banquete com os demais chefes de estado e de governo presentes à conferência. As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.