| 02/09/2002 13h24min
Quase 30 dias após o primeiro debate com transmissão pela televisão, os quatro principais candidatos à Presidência da República voltam a protagonizar um embate em canal aberto. A TV Record reúne, a partir das 21h20min desta segunda, 2 de setembro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB). No primeiro encontro, o horário eleitoral ainda não havia começado e o cenário era diferente – Serra, em baixa nas pesquisas no programa da TV Bandeirantes, encosta, agora, em Ciro Gomes, e briga pela segunda colocação. No segundo, mais amistoso, o quarteto respondeu às perguntas específicas do setor rural elaboradas por uma pesquisa elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, transmitido pelo Canal Rural (assista à íntegra na seção multimídia do especial Eleições 2002).
As crescentes investidas de Serra sobre Ciro e vice-versa se iniciaram naquele primeiro encontro em agosto. As acusações, as quais quase deixaram o limite das palavras para chegar a ataques físicos, deverão figurar como motivo para novos insultos na disputa pela vaga no segundo turno.
Lula, por fora, deve manter a estratégia de não confrontar os adversários. O petista deverá ser "poupado" por Serra e Ciro: ataques ao líder das pesquisas poderia ampliar a margem entre a primeira e segunda colocações. Em contrapartida, o candidato do PT pode esperar para o segundo turno um crescente ataque ao fato de não ter experiência administrativa.
Anthony Garotinho, a metralhadora giratória do primeiro debate, manteve em sigilo a estratégia que adotará nesta noite.
O programa da Record apresentará três diferenças em relação ao promovido pela Band. Duas rodadas de perguntas entre os candidatos serão obrigatoriamente sobre saúde, educação, segurança pública, emprego ou habitação. Não haverá participação de jornalistas. Apenas o mediador Boris Casoy fará duas peguntas gerais, uma no início e outra no final do programa. E não haverá platéia: só três assessores poderão ficar no estúdio. Os convidados acompanharão o programa por um telão.
Boris Casoy se disse preparando para eventualidades e pronto para aparar as pontas de qualquer que seja a investida mais forte entre os candidatos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.