| 20/11/2006 09h58min
O suíço Roger Federer fechou o ano como número 1 do mundo. Mas o Ranking de Entradas da ATP, divulgado nesta segunda, não confirma somente a primeira posição de Federer. Confirma, na verdade, a supremacia dele sobre os demais concorrentes.
Com 8370 pontos após o título da Masters Cup de Xangai, o tenista da Basiléia garante-se na primeira colocação entre os profissionais até março, quebrando o recorde de 160 semanas de Jimmy Connors. Além disso, com premiação de US$ 8,3 milhões em 2006, supera – com folga – a marca conquistada por Pete Sampras em 97, que era de US$ 6,7 milhões.
Além disso, Federer é o primeiro nos últimos 24 anos a ultrapassar a marca de 90 vitórias em uma temporada. Em 97 partidas, ele perdeu apenas cinco, sendo quatro para Rafael Nadal e uma para Andy Murray. Entre outras marcas, chegou à sexta final consecutiva de Grand Slam e ao tri em Wimbledon e no Aberto dos EUA.
Mas o novo ranking da ATP não serviu apenas confirmar o abismo entre Federer e os demais tenistas. Serviu também para dar ao norte-americano James Blake sua melhor colocação na lista em toda sua carreira. Após o vice-campeonato na Masters de Xangai, Blake subiu quatro degraus e terminará o ano na quarta colocação.
No Brasil, quem fecha o ano como o melhor do país será Thiago Alves, número 107 da ATP mesmo sem jogar desde o Challenger de Aracaju. Mas quem apareceu bem nesta segunda-feira foi Flávio Saretta e André Sá. O paulista, vice-campeão no Challenger de Assunção, subiu 11 posições e é o número 121. Já o mineiro, com movimentação idêntica após as quartas no Challenger de Chapaign, tornou-se o novo 181.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.