| 21/11/2006 05h43min
A natação mundial perdeu na noite desta terça-feira um de seus maiores atletas dos últimos tempos. O australiano Ian Thorpe, de 24 anos, anunciou em Sydney sua aposentadoria das piscinas após mais de dois anos sem competir em eventos de nível. Assim como já era sabido, ele admitiu estar desmotivado com o esporte e sem forças para lutar por novos recordes.
Thorpe convocou a imprensa em Sydney e contou como foi a decisão de parar.
– Eu decidi não ir ao Mundial (de 2007, em Melbourne) às 2h53 do domingo. Foi difícil, mas estou orgulhoso por ter escolhido não nadar mais profissionalmente. Nenhum dos meus objetivos para o futuro inclui quebrar novos recordes. Eu sei como fazer isso, mas não estava mais inspirado como deveria – explicou.
Ele deixa a natação com 11 títulos mundiais, cinco medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e 13 recordes mundiais entre 1999 e 2002, quando foi apelidado de “Torpedo” e apontado como um dos maiores atletas da história. Atingiu o ápice entre 2000 e 2001, quando venceu todas as principais competições, incluindo duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Sydney, em casa.
Em Atenas-2004, competiu em sua principal prova, os 400m livres, graças à desistência Craig Stevens, vencedor da seletiva australiana. Na ocasião, conquistou o ouro e ainda nos 200m livres, prova que reuniu ainda o então campeão olímpico Pieter van den Hoogeband e o norte-americano Michael Phelps.
Logo após os Jogos, porém, resolveu tirar férias e passou um ano longe das piscinas, perdendo o Mundial de Montreal e os Jogos Commonwealth. Já em 2006, enfrentou problemas físicos (uma febre glandular), chegou até mesmo a sair de Sydney e ir para Los Angeles por três meses e admitiu ter reencontrado o prazer pelo esporte. No entanto, a idéia mudou novamente nos últimos meses.
– Alcancei o máximo do esporte, tive momentos excelentes, mas outros também que me puxaram para trás. E nesta fase, fui até Los Angeles, onde consegui me concentrar de novo. Mas percebi que tinha que priorizar outras coisas e deixar a natação um pouco para trás. Agora estou de olho em outras coisas – disse Thorpe.
Dos EUA, o nadador Michael Phelps, vencedor de seis medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, lamentou a decisão do companheiro.
– Ian foi uma inspiração e um campeão incontestável. Ele elevou o nível da natação e do interesse por ela e sempre foi um grande embaixador para o esporte. Desejo o melhor para seu futuro – disse, em comunicado oficial.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.