| 07/09/2002 16h34min
Milhares de manifestantes protestaram pacificamente em todo o país no sábado contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Um pequeno grupo se dirigiu à à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília gritando palavras de ordem contra o presidente norte-americano Geroge W. Bush.
O "Grito dos Excluídos", como foi batizado o movimento, reuniu organizações não-governamentais e a Igreja Católica em protestos marcados para o último dia do plebiscito informal da Alca. Os organizadores das manifestações estimam que 12 milhões de pessoas tenham votado contra o tratado em todo o país.
A Alca visa a criar uma área de livre comércio do Alasca até a Patagônia, incluindo todos os países das Américas, com exceção de Cuba, até 2005. Os grupos contrários à implantação do acordo acreditam que a medida possa acarretar o fim da produção industrial brasileira, aumentando a pobreza no país, a qual, hoje, alcança cerca de 40 milhões de pessoas.
Os resultados da votação informal serão entregues ao governo em uma mega-protesto agendado para o próximo dia 17 em Brasília. Os organizadores esperam reunir cerca de 5 mil.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.