| 23/11/2006 10h17min
A Agência Estado publicou hoje matéria em que afirma que a insistência das autoridades aeronáuticas em homologar controladores de vôo pela grave carência de pessoal pode ter levado à maior tragédia da avião civil do país, a colisão entre o jato Legacy com o Boeing da Gol, no dia 29 de setembro.
Segundo os controladores ouvidos pela agência, quando alguém não consegue ser aprovado em pelo menos cinco das seis provas práticas exigidas, é preciso repetir os testes. De acordo com as fontes, a carência fez com que a pressão para que os militares continuassem tentando a habilitação fosse grande. E isso teria acontecido inclusive como controlador que estava vigiando o Legacy. De acordo com a reportagem, esse funcionário foi homologado bem no início do ano, bem depois dos colegas de turma, justamente por ter sido reprovado nos primeiros testes e ter tido de refazê-los. Os colegas afirmaram à agência que o controlador que cuidava do Legacy já havia sido chamado a atenção mais de uma vez por ser muito disperso, característica incompatível com o cargo, mas que teria sido ignorada nos testes pela necessidade de aprovar novos controladores rapidamente. Por causa do acidente, procedimentos estão sendo alterados no Cindacta-1. Foi criado o posto de oficial de dia. E os oficiais, a maioria pilotos, que antes pouco se inteiravam dos problemas, ficaram surpresos ao constatar as dificuldades da categoria.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.