| 26/11/2006 18h06min
O primeiro mês de 2007 será mais tranqüilo no Olímpico. No dia em que comemorou o aniversário da volta à elite do futebol brasileiro, o Grêmio goleou o Flamengo por 3 a 0 e garantiu a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, sem a necessidade de disputar a seletiva, em janeiro.
Com o resultado, o time de Mano Menezes chegou aos 67 pontos e no mínimo garantiu a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, já que o Santos empatou em 1 a 1 com o Vasco e estacionou nos 61 pontos, faltando apenas uma rodada para o término da competição.
O domingo gremista foi de comemoração. Muito antes do jogo começar, os torcedores fizeram a festa nas arquibancadas para relembrar a histórica Batalha dos Aflitos, ocorrida exatamente um ano antes, contra o Náutico, pela Série B. Os jogadores também entraram no clima e foram a campo carregando uma faixa com a imagem de Nossa Senhora da Agonia.
Mas com a bola rolando, o Flamengo deu sinas de que tinha intenções de estragar a festa dos anfitriões. Com cinco jogadores no meio-campo, o time de Ney Franco começou marcando forte e dando pouco espaço aos gremistas. Além disso, teve uma grande chance de abrir o placar com Obina, aos 24 minutos.
O Grêmio teve poucas chances claras de gol na primeira etapa. E quando teve esbarrou no goleiro Bruno, que mostrou porque está entre os três melhores do Brasileiro. A melhor chance do time gaúcho ocorreu aos 38 minutos. Rodrigo Arroz recuou mal, Hugo tomou a bola e invadiu a área, chutando em cima do goleiro.
Na segunda etapa, o Flamengo resolveu colaborar com a festa tricolor. Aos sete minutos, o zagueiro Fernando recebeu cartão amarelo. Dois minutos depois, o mesmo Fernando entrou de forma criminosa em Lucas, recebeu o segundo amarelo e foi expulso pelo árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra.
Com um homem a mais, Mano Menezes tornou o time mais ofensivo ao sacar Alessandro para a entrada de Ramon. O Grêmio partiu para o abafa, mas Bruno impediu os gols de Rômulo e Tcheco com defesas sensacionais, aos 14 e aos 15 minutos, respectivamente.
O goleiro rubro-negro, no entanto, não foi capaz de evitar o gol de Ramon, que abriu o placar aos 18 minutos, escorando cruzamento de Hugo. A partir daí, só deu Grêmio. Aos 34, Tcheco deixou Patrício na cara do gol com um toque de calcanhar. Bruno defendeu o chute do lateral, mas Rômulo pegou o rebote e mandou para as redes.
Com a vitória praticamente assegurada, a torcida do Grêmio antecipou a comemoração e começou a gritar “olé” durante as trocas de passe do time. Sob esses gritos, Rafinha fechou o placar. Aos 42, Tcheco cruzou da direita e o meia, que havia entrado no lugar de Hugo, pegou de primeira, sem chances para Bruno.
MÁRCIO LUIZ
marcio.luiz@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.