| 14/12/2006 10h15min
O Barcelona aplicou 4 a 0 no América do México nesta quinta pelas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, em Yokohama. É maior goleada nas duas edições do torneio. Em 2005, O Liverpool havia feito 3 a 0 no Deportivo Saprissa. O resultado classificou o time catalão para pegar o Inter na decisão da competição, marcada para domingo, às 8h20 (horário de Brasília), em Yokohama. Os gols da equipe espanhola foram assinalados por Gudjohnsen, Rafa Márquez, Ronaldinho e Deco.
Tranqüilo. Assim foi o primeiro tempo para o Barcelona. Sem grandes jogadas dos adversários mexicanos, o time catalão dominou o jogo e tratou logo de ficar em vantagem. Antes, porém, o América chegou a levar perigo. Em lançamento na intermediária, Claudio López recebeu livre e dividiu com o goleiro Valdés. Mas foi esse o lance mais perigoso da equipe representante da Concacaf.
O Barcelona abriu o placar logo aos 11 minutos. Ronaldinho, que não enfrentou grandes problemas com marcação, passou de calcanhar para Giuly. O francês achou Gudjohnsen livre nas costas da zaga na esquerda. O islandês dominou a bola dentro da grande área e mandou o chute cruzado sem chance para Ochoa. Os comandados por Rijkaard seguiram dominando a partida com um toque de bola envolvente e quase sem erros de passe. Assim, ampliaram o marcador. Aos 30, Deco cobrou escanteio pelo lado esquerdo. Rafa Márquez apareceu livre e mandou de cabeça para o gol.
O técnico Luis Fernando Tena tentou mudar o panorama do confronto no segundo tempo. Tirou Cabañas e colocou o atacante veterano Blanco. O time, no entanto, ficou mais vulnerável com mais um avante. O Barcelona aproveitou para meter mais pressão. Sentindo o domínio de sua equipe, Rijkaard tirou Thiago Motta para a entrada de Xavi. Apesar de baixar o ritmo do jogo, a equipe catalã ampliou. Giuly chegou pela ponta direita e chutou. Ochoa defendeu e a bola sobrou para Ronaldinho mandar para as redes no canto esquerdo.
O treinador do Barça, com ampla vantagem, resolveu fazer mais duas trocas. Saiu o centroavante Gudjohnsen para a entrada de Ezquerro. Logo depois, Giuly deixou o gramado para dar vaga ao brasileiro Belletti.
Mesmo com as alterações, o time espanhol seguiu tranqüilo no jogo e fez o quarto. Ronaldinho chegou pela direita e atrasou para Deco. O luso-brasileiro mandou uma bomba no lado esquerdo do gol de Ochoa. Justamente os dois, Ronaldinho e Deco, foram os destaques da partida. Ronaldinho ainda teve a chance de fazer o quinto gol em uma bela jogada, mas acabou não conseguindo. O melhor do mundo passou por três marcadores e mandou por cobertura. A bola acertou a trave. O craque saiu aplaudido do campo ao final do confronto.
Cíntia Hohmann
cintia.barlem@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.