| 08/01/2007 19h29min
Depois da folga em razão das festas de fim de ano, Força Olímpica (DF) e Araçatuba (SP), os times mais eficientes em recepção da Superliga feminina de vôlei 06/07 até o momento, abrem nesta terça, às 20h30, no ginásio Planalto, em Brasília, a quinta rodada do turno. A partida terá transmissão ao vivo do canal Sportv. Até o momento, Rio de Janeiro e Osasco (SP) são os únicos invictos, sendo que a equipe carioca leva a melhor no primeiro critério de desempate: o set average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos).
A Força Olímpica, vice-líder nas estatísticas de recepção com 48,62% de aproveitamento, ocupa a sétima posição na classificação geral da Superliga 06/07. A experiente líbero Rafa, de 32 anos, é a sexta mais eficiente da competição neste fundamento (53,01%).
– A Rafa é a líder do time. Defende muito bem, é boa passadora e já defendeu a seleção brasileira – afirma o técnico Maurício Thomas.
Mas a arma da equipe de Brasília não está apenas nesta recepção. A oposto Tandara, campeã mundial infanto-juvenil em 2005, é a sétima maior pontuadora da competição, com 50 acertos. Duas posições abaixo dela está a meio-de-rede Juciely, também da BrasilTelecom, com 48 pontos marcados na Superliga 06/07. Juciely ocupa o sexto lugar na estatística de bloqueio (23,21% de eficiência) e é quarta colocada no quesito saque (10,64%).
– A estatística é importante, mas o fundamental é que o time conquiste as vitórias. Estou tentando me recuperar de uma lesão na parte posterior da coxa direita. Precisamos melhorar nos contra-ataques – alerta Juciely.
O ponto forte do Araçatuba, segundo o técnico Marco Antônio Caneloço, é o passe. E os números confirmam a eficiência da equipe, que lidera a estatística de recepção (49,82%) e tem o segundo melhor aproveitamento em levantamento (27,41%).
Individualmente, o sucesso no passe também se reflete nas estatísticas, já que o time conta com as duas melhores jogadoras em recepção na Superliga: a ponteira Jaque (59,04%) e a líbero Suelen (57,50%).
– A expectativa é que consigamos fazer um jogo de igual para igual com equipes como a Força Olímpica. Temos de montar um sistema de ataque forte porque o jogo delas é baseado no contra-ataque – afirma o técnico do Vôlei Futuro.
Na equipe adversária, Caneloço destaca algumas jogadoras.
– Eles tem uma oposto muito forte, a Tandara, que é da seleção juvenil, e a Juciely, uma jogadora muito experiente. Contam ainda com uma boa levantadora, a Fabíola. Treinamos durante a semana em função da tática delas – diz.
Enquanto aForça Olímpica conta com Tandara, de 18 anos, e Juciely, de 26, para dificultar a recepção adversária, o Araçatuba terá como uma das principais armas os saques da oposto Gisele, o sexto melhor da Superliga (9.68% de sucesso). Juciely e Gisele, que já foram companheiras de equipe, estarão frente a frente desta vez.
– Joguei com a Gisele pela BrasilTelecom. A líbero Suelen (campeã mundial de 2005 pela seleção juvenil) também é muito boa jogadora. É jovem e está buscando o seu espaço – diz Juciely.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.