| hmin
As forças especiais dos Estados Unidos (EUA) e a CIA (agência de inteligência americana) preparam uma operação de busca a militantes da rede terrorista Al-Qaeda que supostamente estariam escondidos no chamado Chifre da África (leste do continente), possivelmente na Somália. A operação poderia incluir também o envio de tropas para capturar combatentes no Iêmen.
Cerca de 800 soldados dos EUA, incluindo um número indeterminado de integrantes das forças especiais, foram transferidos para Djibuti, pequena nação africana próxima ao Iêmen. De acordo com fontes da defesa, a embarcação anfíbia Bellieu Wood navega também nas águas que dividem o Iêmen da África e poderia ser usada como uma plataforma para as tropas americanas na região.
Segundo o Comando Central Militar dos EUA, a transferência de pessoal e equipamentos para a região tem como objetivo deixar tudo pronto para qualquer missão futura. As fontes se negaram a informar se uma operação no Iêmen ou em outro país era iminente.
O governo do presidente americano, George W. Bush, trabalha para intensificar os esforços antiterroristas no Iêmen, que por muito tempo serviu como base de supostos membros da Al-Qaeda e um refúgio para alguns fugitivos da guerra no Afeganistão. O Iêmen também foi o país onde, em 2000, 17 marinheiros americanos morreram em um atentado contra o destróier USS Cole, quando a embarcação entrava no porto de Áden.
A CIA, que conta com suas próprias unidades paramilitares, está a cargo da possível missão no país. No entanto, uma equipe do Pentágono já está presente neste país do Oriente Médio planejando algumas formas de ajudar o governo local a perseguir os supostos terroristas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.