| 16/01/2007 08h47min
Desta vez o norte-americano Robert Kendrick não foi páreo para o consistente Rafael Nadal. Depois de dar trabalho na segunda rodada de Wimbledon de 2006, quando chegou a ter dois sets de frente e de ficar a pontos da vitória no tie-break do terceiro, nesta terça-feira, na estréia do Aberto da Austrália, o espanhol mostrou superioridade e garantiu o triunfo sem maiores dificuldades.
Nadal só enfrentou problemas no início e precisou salvar set point no desempate, mas depois deslanchou com o placar de 7/6 (8-6), 6/3 e 6/2. A vitória foi ainda mais importante para mostrar que o número dois do mundo realmente já não sente a contusão que o fez abandonar o torneio de Sydney, na semana passada. Na ocasião, sentiu dores musculares na perna.
Com o triunfo, dá o primeiro passo para tentar sua primeira grande campanha na Austrália. Esta é sua terceira participação: em 2004 perdeu na terceira rodada e em 2005 nas oitavas, sempre para Lleyton Hewitt. No ano passado, não jogou por causa de uma contusão no pé, o que o deixa com boas possibilidades de somar pontos agora.
Boa campanha seria importante na busca ao líder do ranking, o suíço Roger Federer. Nadal está mais de 3,6 mil pontos atrás, mas o número 1 defende o título agora. Na melhor das hipóteses para ele, uma eliminação prematura de Federer e um título em Melbourne encurtariam a distância em quase dois mil pontos.
Mas para obter tal feito, porém, precisa quebrar incômoda série de maus resultados no piso rápido. Ele não chega à final de um torneio no piso sintético desde Dubai, no início do ano passado, quando foi campeão com vitória sobre Federer. No segundo semestre, obteve resultados apenas satisfatórios e o máximo que conseguiu foram semifinais no Masters e quartas no Aberto dos EUA, Madri e Cincinnati.
Outro favorito da chave que venceu em sets diretos foi o norte-americano James Blake. O cabeça cinco reviveu o duelo contra o espanhol Carlos Moyá e desta vez venceu de forma ainda mais tranqüila, por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (10-8), 6/2 e 6/4. Os dois haviam se enfrentado no último sábado, na final do torneio Sydney, com triunfo do norte-americano por 2 sets a 1.
Blake testa sua ótima forma no piso sintético no torneio mais importante deste primeiro mês de 2007. Ele foi um dos melhores nesta quadra em 2006, com cinco títulos (menos apenas que Federer) e ainda foi à final do Masters de Xangai. Blake pega na segunda rodada o vencedor de Peter Luczak e Alex Kunzetsov.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.