| 17/01/2007 12h51min
A gripe aviária deve se espalhar pelo Vietnã até o final de fevereiro, alertaram autoridades do país.O prognóstico foi divulgado pelo vice-ministro de Agricultura e Desenvolvimento, Bui Ba Bong e se deve à presença do vírus em aves de granja que eram transportadas desde a região do delta, justamente no período em que o Vietnã realiza o festival Tet, que comemora o ano novo lunar e termina no próximo mês.
Desde dezembro, quando as baixas temperaturas cobriram toda a geografia vietnamita, foram registrados novos focos do vírus H5N1 em quatro províncias do delta, que foram obrigadas a sacrificar mais de 400 mil aves. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) depende dos esforços do Vietnã, e de outras nações do leste da Ásia, no sentido de combater os novos focos do mortal vírus desde o início do inverno. É o terceiro ano que a doença golpeia a região.
Entre todos os 50 países onde o vírus foi registrado, o Vietnã se destacou como modelo de como os focos podem ser contidos. Graças ao programa nacional de seleção, vacinação, fechamento de mercados de aves e campanhas informativas, este país ficou livre de casos de gripe do frango durante oito meses.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.