| 02/02/2007 13h45min
As autoridades da Nigéria anunciaram hoje que começaram a distribuir grandes quantidades do remédio Tamiflu para tratar as pessoas que possam estar infectadas com a gripe aviária, após a primeira morte em conseqüência da doença. O diretor de Pesquisa e Planejamento do Ministério da Saúde, Abdulsalami Nasidi, que anunciou a campanha, disse que o remédio é muito efetivo para o tratamento da gripe aviária entre os humanos.
A droga foi distribuída às províncias da Nigéria, com 140 milhões de habitantes, e onde dois terços da população vivem abaixo da linha da pobreza. A medida tenta diminuir o pânico que possa ser desatado entre a população depois de uma mulher de 22 anos que vivia em Lagos, a cidade mais populosa do país, morrer em 17 de janeiro por causa da gripe aviária, segundo se confirmou oficialmente na quarta-feira.
As autoridades de Saúde de Lagos anunciaram o reforço de um comitê para divulgar entre a população as medidas de precaução para evitar a infecção e coordenar os trabalhos de vigilância na área.
Pelo menos 18 províncias da Nigéria informaram sobre pessoas infectadas pela gripe aviária, mas o caso de quarta-feira foi o primeiro a provocar oficialmente uma vítima fatal do vírus H5N1. A Nigéria foi o primeiro país africano a registrar a presença dessa variante da gripe aviária, em fevereiro de 2006. Após a aparição do H5N1 na Nigéria, a cepa foi identificada também no Níger, no Egito, em Burkina Fasso, em Camarões e no Djibuti.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.