| 07/02/2007 19h09min
A 33ª edição do Rally das Praias começa às 11h de sábado, dia 10 de fevereiro. A largada será na beira da praia de Atlântida Sul. Os carros passarão por cidades e praias como Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Cidreira, Osório, Palmares do Sul e Tramandaí. A previsão é de pelo menos 40 equipes inscritas.
A prova é considerada desafiadora pelos diferentes tipos de terrenos que os competidores terão de enfrentar. O percurso tem trechos de areia, barro e terra. O que deixa ainda mais complicado, de acordo com o diretor de prova Fernando Milano, é que em alguns trechos o piso pode mudar muito por conta das alterações do clima.
– É difícil prever o que os pilotos irão encontrar pela frente. Isso é uma característica dessa prova e que exige muito talento das duplas na hora de fazer as medições – afirma
No ano passado a vitória na categoria principal ficou com a dupla Marcus Matzembacher e Daniel Lé, de Passo Fundo. Na categoria Rallye o primeiro posto foi de Fernando Mello e Fernando Toschi, de Porto Alegre. Entre os carros turismo, a primeira posição ficou com a dupla de Caxias do Sul, Inês Souza e Marco Cardoso. Nos estreantes, a vitória foi de Gustavo Furmann e Leandro Settin de Caxias do Sul.
O Rally das Praias será marcado também pela alta tecnologia implantada na cronometragem. Pela primeira vez no campeonato gaúcho estará sendo usado um sistema eletrônico onde a coleta é feita através de uma fotocélula colocada em cada Posto de Cronometragem. O tempo dos competidores é passado via satélite para o sistema de computação.
– A idéia é que o resultado extra-oficial possa sair alguns minutos depois da passagem do último carro – afirma o diretor de cronometragem e informática, Maurício Milano.
Até então a contagem era feita após o fechamento de todos os postos quando era realizada a soma dos tempos. A precisão do novo sistema também é muito maior. No método tradicional, a contagem estava sujeita a erros, já que tudo era feito com base no cronômetro apertado manualmente. Agora, com a passagem do carro o tempo é registrado automaticamente pelo computador. O equipamento foi usado pela primeira vez no Rally Nacional da Uva, em Caxias do Sul, realizado em outubro do ano passado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.