| 17/02/2007 19h39min
O mesa-tenista Hugo Hoyama já conquistou oito medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e detém o recorde brasileiro ao lado do nadador Gustavo Borges. No Rio 2007, o atleta sonha em bater a marca, mas afirma que não quer ficar se preocupando com isso na hora da competição. Segundo ele, o fundamental é ir bem que o recorde virá naturalmente.
Hoyama afirmou que a disputa entre ele e Borges até virou brincadeira:
– Em 2003, quando conquistei o meu oitavo ouro e passei ele, o Gustavo me falou: “Ô japonês filho da mãe, agora vou ter que conseguir mais uma também”. A gente brinca muito com essa história – destacou o mesa-tenista em entrevista ao site GloboEsporte.com.
Em Pan desde 1991, o atleta revelou que sempre fica nervoso nos primeiros jogos, apesar da experiência. No Rio, ele reconhece que a tensão será maior por estar competindo em casa, mas espera que isso não atrapalhe.
O tênis de mesa entrou na vida de Hugo como uma brincadeira. Aos 8 anos ele começou a treinar diariamente. Canhoto, ele destaca que sua característica favorece sua atuação:
– O efeito que o canhoto coloca na bola é diferente. O ângulo também é diferente e os ataques são inversos. A principal vantagem do canhoto é na hora do saque. Complica muito para o adversário. Eu mesmo não gosto muito de jogar contra canhotos. É sempre mais complicado – salientou.
Sobre o esporte no país, Hoyama disse o Brasil tem atualmente três atletas que vêm crescendo. Porém, ele considera difícil a conquista de grandes títulos em nível mundial
– Hoje tem mais atletas do mesmo nível do que antes. Antes era o Cláudio Kano e depois fui eu. Agora tem outras opções como o Thiago, o Tsuboi e o Cazuo. A briga vai ser entre eles. Acho difícil ter um destaque só e isso é muito bom para o Brasil. Em vez de ter um grande atleta, teremos três. Mas conquistar todos os títulos que conquistei até hoje acho difícil acontecer de novo – afirmou.
Em relação à carreira, o atleta disse que está preparando um projeto para passar suas experiências para os mais novos e até técnicos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.