| 26/02/2007 11h45min
O Governo do Afeganistão, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), colocou em quarentena várias criações avícolas do leste do país, depois de, na semana passada, terem sido detectados dois casos do vírus da gripe aviária, informou hoje um porta-voz da ONU.
Os dois casos foram confirmados em amostras colhidas em Jalalabad, capital da província de Nangarhar, e no distrito de Sauki, na província de Kunar, disse o porta-voz das Nações Unidas, Adrian Edwards.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou na sexta em sua sede em Paris a detecção da doença nessa área do Afeganistão, e precisou que o vírus causou a morte de 73 perus dos 202 que existiam nas criações infectadas.
O representante da ONU em Cabul afirmou que o Departamento Veterinário do Governo afegão colocou em quarentena e desinfetou as áreas contaminadas, além de ter proibido o comércio de aves de criação em ambas as regiões.
Além disso, está prevista a realização de 60.000 vacinações e a preparação de outras 140.000 para a província de Kunar, disse Edwards, acrescentando que foi iniciada uma campanha para conscientizar a população da zona sobre a gripe aviária.
Após esses casos detectados, o Governo afegão e a ONU intensificaram a vigilância, mas segundo as inspeções realizadas até agora, os focos de gripe aviária limitam-se à zona leste do país e poderiam ser controlados.
Cerca de 160 pessoas morreram desde 2003 no mundo todo devido à letal variedade H5N1 do vírus da gripe aviária.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.