| hmin
O vice-presidente do PDT, Carlos Lupi, garantiu nesta terça, dia 1º, o apoio ao candidato da Frente Trabalhista à Presidência da República, Ciro Gomes, até o final do 1º turno.
– O PDT deve ir até o final com o Ciro. Seria deslealdade abandoná-lo, porque a convenção definiu pelo apoio – disse Lupi.
O PDT forma com o PPS e o PTB a aliança que apóia Ciro.
A decisão, de acordo com o vice-presidente do PDT, deve ser ratificada nesta quarta-feira, quando o diretório nacional do partido se reúne. Lupi afirmou que a idéia de apoiar o candidato da coligação liderada pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, teria sido levantada apenas pelo presidente do PDT, Leonel Brizola, e não seria compartilhada por outras lideranças.
– O partido está com Ciro desde quando ele tinha 6% das intenções de votos. Não vamos nos deter em pesquisa. Acredito que a decisão de amanhã será favorável ao Ciro – acrescentou.
No final de semana, Brizola defendeu que o PDT avaliasse a possibilidade de apoiar Lula, numa tentativa de garantir a eleição do petista já em 6 de outubro. A idéia seria anunciar o apoio na quinta-feira, dia do último debate entre os presidenciáveis, na Rede Globo. Segundo informações divulgadas nesta segunda, Brizola já conversa com o comando da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde a semana passada, quando telefonou para o presidente nacional do PT, José Dirceu. Segundo pedetistas e petistas, os dois têm negociado a aproximação e trabalham para desatar alguns nós nos Estados, como o do Paraná.
A assessoria do PT tem negado manter contatos com Brizola, mas, em declarações recentes, Lula disse que o apoio do PDT, ainda no primeiro turno, "seria muito bem-vindo.''
As informações são da agência Reuters.
Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições
2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.