| 01/10/2002 20h38min
Nova pesquisa semanal do Ibope, encomendada pela Rede Globo, mostra quadro estável na corrida presidencial. Pelo levantamento divugado na noite desta terça-fera, 1º de outubro, no Jornal Nacional, todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na pesquisa divulgada no dia 24 de setembro tinha 41 %, subiu dois pontos percentuais e agora está com 43% das intenções de votos.
O governista José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) subiram um ponto percentual cada um. Serra está com 19%, e Garotinho com 16%. Considerando a margem de erro de 1,8% para cima ou para baixo, os dois candidatos estão no limite do empate técnico.
Ciro Gomes, da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB), foi único que apresentou queda. No último levantamento ele estava com 12% e agora está com 11% . O candidato não está mais em empate técnico com Garotinho, que se consolidou na disputa pela segunda colocação com Serra. Zé Maria, do PSTU, aparece com 1%.
O Ibope entrevistou 3 mil eleitores, em 203 municípios, entre os dias 26 e 30 de setembro. Do total dos entrevistados, 3% votariam em branco ou nulo, e 7% ainda não definiram candidato. De acordo com contagem feita somente com os votos válidos (excluíndo os brancos e nulos), Lula teria 48%. Serra ficaria com 21%, Garotinho com 18% e Ciro com 12%.
Ainda de acordo com a pesquisa, Lula venceria todos os adversários em um eventual segundo turno. Contra o candidato o tucano José Serra, o petista teria 55% dos votos, contra 35% do tucano. Quando o adversário é Anthony Garotinho, Lula sairia vitorioso por 54% a 35%. Em um segundo turno contra Ciro Gomes, o petista teria 57%, contra 31% do adversário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.