| hmin
O Iraque tem um tempo limitado para cumprir as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o fim dos programas de armas de destruição em massa. Pelo menos é do que o presidente iraquiano Saddam Hussein tem de se valer para evitar um confronto militar em Bagdá. Nesta quarta, 2 de outubro, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que o uso da força pode se tornar "inevitável".
– Em Bagdá, o regime saberá que o pleno cumprimento de todos os pedidos do Conselho de Segurança da ONU é a única escolha, e o tempo que resta para essa escolha é limitado – disse Bush.
O norte-americano elogiou uma resolução endossada pelos líderes do Congresso e por alguns senadores norte-americanos, que autoriza o uso da força contra o Iraque.
– Saddam deve fazer o desarmamento, ponto! Se, entretanto, ele escolher fazer outra coisa, se ele insistir com a provocação, o uso da força pode se tornar inevitável – disparou o governante dos EUA.
A ONU anunciou nessa terça-feira que o Iraque havia aceitado o reinício das inspeções de armas, seguindo todas as resoluções do Conselho de Segurança em vigor sobre o assunto, em duas semanas. Os EUA, no entanto, insistem em adotar uma nova e mais rigorosa resolução do conselho exigindo que o Iraque forneça à ONU uma lista com todas as armas que possui, com um prazo de 30 dias.
Também nessa terça, o porta-voz da Casa Branca,Ari Fleischer, sugeriu ao povo iraquiano o assassinato de Saddam Hussein, afirmando que o ato seria bem recebido pelos EUA. Questionado sobre o custo estimado pelo Congreso, que aponta para uma soma de US$ 9,013 bilhões de dólares para uma operação bélica contra Saddam, Fleischer lançou:
– Eu só posso dizer que o custo de uma passagem só de ida é substancialmente menor que isso. O custo de uma bala que o povo iraquiano possa disparar... é substancialmente menor que isso. (...) O custo da guerra é mais do que isso. Mas há muitas opções que o presidente espera que o mundo e o povo do Iraque empreguem por conta própria...
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.