| 05/03/2007 09h13min
A chinesa Wang Meng, atual campeã olímpica de patinação de velocidade, foi excluída da equipe do país e impedida de participar do Mundial, no fim do mês, por criticar abertamente a nova treinadora, Li Yan, durante os Jogos Asiáticos de Inverno, no último mês de janeiro na China. Segundo o jornal "China Daily", o Centro Administrativo de Esportes de Inverno tornou público um comunicado no sábado passado exigindo à patinadora, ouro na prova dos 500 metros dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, que "reflita profundamente sobre seus erros e se desculpe por escrito".
Após ganhar a medalha de bronze na prova de 1500 metros dos Jogos Asiáticos de Inverno, Wang ameaçou deixar a equipe alegando a falta de orientações para a corrida.
– Pedirei para treinar novamente com meu time local após os Jogos Asiáticos de Inverno, já que os planos da treinadora não são apropriados para mim – disse então a patinadora.
Li foi técnica da estrela norte-americana Apolo Anton Ohno e assumiu a equipe em maio, com o objetivo de conseguir o melhor rendimento das chinesas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
– A ausência de Wang dará mais oportunidades a outras patinadoras adolescentes – disse Li, completando que a atleta ainda é muito jovem (tem 21 anos) e possui um grande futuro pela frente.
No entanto, por enquanto não se sabe quando as autoridades esportivas do país permitirão a Wang retornar ao time nacional, apesar de ser a melhor patinadora da equipe e já ter feito públicas suas desculpas por escrito.
– Tenho de pagar pelo meu comportamento imprudente durante os Jogos Asiáticos. Foi irresponsável dar aquelas declarações. Meus erros prejudicaram a imagem da equipe. Sinto muito. Aceito o castigo – afirmou a atleta chinesa.
A China enviará cinco patinadoras e igual número de patinadores ao Mundial, que acontecerá na Itália entre 16 e 18 de março, e ao Campeonato do Mundo por equipes, que acontece na Hungria entre 25 e 26 de março.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.