clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Lula vence pleito entre eleitores na França

Candidato do PT obteve 722 votos e Serra, em segundo, garantiu 274 votos

Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da coligação liderada pelo PT, venceu as eleições realizadas na embaixada brasileira em Paris com grande diferença para o segundo colocado, José Serra, da aliança governista. A maior surpresa foi a quinta colocação de Anthony Garotinho (PSB), que ficou atrás do candidato do PSTU, Zé Maria. O resultado das seis urnas eletrônicas instaladas na embaixada brasileira em Paris foi divulgado às 18h local (13h no horário de Brasília).

Lula teve 722 votos ante 274 para Serra, 35 para Ciro, nove para Zé Maria e oito para Garotinho, que aparece em terceiro nas recentes pesquisas de intenção de voto. Votaram apenas 53,43% dos 1.999 eleitores inscritos. Com 68,24% dos votos válidos, o petista foi escolhido presidente pela comunidade brasileira na França, ante os 25,90% de Serra. Se Paris fosse referência para o restante do Brasil, as eleições presidenciais não teriam segundo turno.

O favoritismo de Lula não é novidade entre os brasileiros que escolheram Paris para viver. Nas eleições presidenciais de 1998, Lula teve 36,68% dos votos e Fernando Henrique Cardoso, 48,73%, resultado bastante diferente do restante apresentado pelos eleitores brasileiros no Exterior. Na ocasião, FH obteve mais de 66% dos votos contra 23% do candidato do PT.

Lula também marcou presença na França quando viajou para o país, no início do ano, para apoiar a campanha de Lionel Jospin para a presidência. Os laços da esquerda francesa com o Partido dos Trabalhadores vão além. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, também participou ativamente da campanha que elegeu o prefeito socialista de Paris, Bertrand Delanoe.

Os jornais do final de semana na capital francesa deram como certa a vitória de Lula nas eleições. O Le Monde, em meia página, dizia que o candidato do Partido dos Trabalhadores não causa mais medo aos patrões brasileiros. Lula foi a manchete do conservador Le Figaro – Brasil: a esquerda radical às portas do poder. As informaçõe são da Agência Reuters.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.


Notícias Relacionadas

06/10/2002 13h05min
Brasileiros residentes em oito países encerram votação
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.