| 26/03/2007 15h04min
As operações de pouso e decolagem deverão ser normalizadas nesta tarde no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), na Grande São Paulo, segundo previsão da Infraero. Pelo terceiro dia consecutivo, o terminal teve de ser fechado, com a interrupção da pista das 5h25min às 7h40min, por causa de um nevoeiro. Até o final da manhã, 63 vôos tinham sido afetados com o fechamento da pista.
Segundo a Infraero, como reflexo dessas mais de duas horas sem operações, foi preciso retardar a partida de 14 aviões que seguiriam para o exterior e de 12 iriam para cidades brasileiras. Outros 15 vôos domésticos não puderam chegar.
Passageiros procedentes de Londres, Paris e Miami e ocupantes mais oito aviões que vinham de fora tiveram de desembarcar em destinos diferentes do programado. Seis vôos foram desviados para Viracopos, em Campinas (SP), e cinco para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
Há duas semanas, o
equipamento ILS Cat 2, que permite vôos com
nevoeiro, foi atingido por um raio. O sistema foi consertado, mas até o início desta tarde não havia sido reativado porque os técnicos não fizeram um teste necessário usando avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O sistema já está funcionando.
A questão levou o ministro da Defesa, Waldir Pires, a determinar rigorosa apuração do que ocorreu e punir os responsáveis, se for o caso. Hoje, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, entregou a Pires um relatório parcial sobre as falhas no sistema ILS Cat 2 do aeroporto de Cumbica. A Infraero abriu uma sindicância para apurar se houve negligência. Com o documento, a Infraero pretende provar que não pode ser responsabilizada pela falha do equipamento. A investigação sobre as causas do problema pode ficar pronta até quarta-feira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou uma reunião para amanhã de manhã com o ministro Waldir Pires, a ANAC e o comando da Aeronáutica para discutir uma solução para o caos aéreo.
No sábado, o aeroporto de Guarulhos ficou fechado por 5 horas e, no domingo, por 3 horas. Pelo menos 50 vôos atrasaram. Em todo o País, no sábado, de acordo com boletim da Infraero, 345 dos 1.353 vôos programados entre meia-noite e 20h50 atrasaram mais de uma hora. O número representa 22,5% do total.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.