| 30/03/2007 20h08min
Os controladores de vôo comunicaram às chefias do Cindacta-1, em Brasília, na noite desta sexta-feira, que vão paralisar suas operações. Vão autorizar o pouso apenas dos aviões que já estão no ar. A partir daí, nenhuma decolagem será autorizada até que as autoridades do setor decidam negociar com eles. A informação é do site G1.
O Cindacta-1 é responsável pelo monitoramento dos vôos dentro de um polígono que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Sul do Tocantins e parte do Sul de Mato Grosso, além de Brasília. A Infraero está verificando se as paralisações já atingem também as outras regiões do país.
O Sindicato dos Controladores de Vôo diz que a categoria está fazendo greve de fome em Brasília, Manaus e Salvador. O Governo Federal não confirma o protesto, mas os atrasos continuam nos aeroportos do país.
De acordo com a Rádio Gaúcha, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, está se dirigindo ao prédio do Cindacta-1, para dar voz de prisão aos grevistas. Outros controladores serão convocados para substituir aqueles que receberão voz de prisão. Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas cancelou todos os vôos a partir das nove da noite.
Os controladores de vôo reivindicam melhores equipamentos e a desmilitarização do setor. As mobilizações são uma resposta às represálias da Aeronáutica, que está transferindo os sargentos controladores de suas sedes para outras cidades.
Após reunião de emergência com autoridades do setor aéreo, o ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou que um grupo de trabalho deverá apresentar soluções em 15 dias e que até lá a população deve ter paciência.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.