| 08/04/2007 05h37min
Foi adiada mais uma vez a primeira vitória do brasileiro Felipe Massa na temporada 2007 da Fórmula-1. Depois de dominar todos os treinos classificatórios para o GP da Malásia e largar na pole position, o piloto da Ferrari foi ultrapassado pelo espanhol Fernando Alonso e pelo inglês Lewis Hamilton na largada. Na tentativa de se recuperar, exagerou na agressividade, errou o ponto de freada e passeou na grama. Aí ficou fácil para a McLaren fazer a primeira dobradinha da temporada – Alonso em primeiro e Hamilton em segundo. O finlandês Kimi Raikkonen completou o pódio.
Com a vitória em Sepang, o atual bicampeão da Fórmula-1 soma 18 pontos e assume a liderança do Mundial de Pilotos. Segundo lugar na Austrália, ele agora tem dois pontos de vantagem sobre Raikkonen, o vencedor na prova de abertura da temporada. De quebra, o espanhol acaba com um jejum de mais de um ano sem vitórias da McLaren. A última vez que a escuderia inglesa havia subido ao lugar mais alto do pódio foi em outubro de 2005, no Japão, justamente com o Raikkonen.
A largada não poderia ter sido melhor para a McLaren. Mais rápido durante todo o final de semana, Massa largou mal e na primeira curva foi ultrapassado por Alonso. Ao tentar dar o troco no espanhol, o brasileiro acabou abrindo espaço para Hamilton também fazer a ultrapassagem, na segunda curva. O novato britânico, aliás, mostrou que seu bom desempenho na Austrália não era apenas sorte de principiante: resistiu friamente ao feroz ataque de Massa.
Na tentativa de evitar que Alonso abrisse muita vantagem na frente, o brasileiro agrediu Hamilton de tudo quanto foi jeito. Chegou a fazer a ultrapassagem uma vez, mas saiu do traçado e levou o X. Na segunda tentativa, Massa atrasou demais a freada, não conseguiu contornar a curva e foi parar na grama. Acabou perdendo não só a posição para seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen como também para o alemão Nick Heidfeld, da BMW.
Com pista livre à sua frente, Alonso deitou e rolou durante toda a prova. Só perdeu a liderança quando foi obrigado a ir para os boxes. Até agora considerados os melhores carros da temporada, as Ferraris não conseguiram acompanhar o ritmo das McLarens. Em nenhum momento Raikkonen encostou em Hamilton, assim como Massa não chegou em Heidfeld. Melhor para Alonso, que só teve de administrar a vantagem para conquistar mais uma vitória.
Fora das equipes de ponta e do pelotão da frente, Rubens Barrichello fez uma ótima prova. O brasileiro da Honda teve de largar na 19º posição em função de uma punição decorrente da troca de motor após um problema no câmbio de seu carro. Terminou na 11ª posição, à frente de seu companheiro de equipe, o britânico Jenson Button. Heidfeld terminou a prova na quarta posição. Os carros da Renault, com Giancarlo Fisichella e o finlandês Heikki Kovalainen, terminaram no sexto e oitavo postos, enquanto o italiano Jarno Trulli deu à Toyota dois pontos ao conquistar a sétima posição.
• Saiba tudo sobre a temporada 2007 da Fórmula-1
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.