| 10/04/2007 14h29min
O governo federal deverá gastar cerca de R$ 1,8 bilhão com os Jogos Pan-Americanos do Rio. A previsão foi feita pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, nessa segunda, durante a Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Esporte, no Fórum de Gestões Estaduais. Arcando com quase 50% da conta do evento, a União acredita que o investimento deixará um legado importante para o país.
– É um investimento que nós acreditamos ser positivo – explica o ministro, destacando os legados advindos dos Jogos, principalmente, para o Rio de Janeiro. – Haverá uma grande projeção do Brasil no exterior. A expectativa é positiva na construção da imagem do país no exterior – completa.
A participação do governo inclui o patrocínio de empresas estatais e os que estão sendo feitos diretamente na construção e contratação de serviços e aqueles destinados a construção e reforma de equipamentos esportivos. Somente a Vila Olímpica recebeu R$ 189 milhões em recursos federais.
Para o ministro, é necessário promover a aproximação entre os governos para otimizar os investimentos.
– Chegamos à conclusão de que é preciso estreitar os vínculos com os governos estaduais, que têm capacidade de tornar mais efetivas as políticas implementadas pelo ministério para a difusão da prática esportiva. Nossa visão é de que a ação descentralizada se dê, sobretudo, por meio dos governos dos estados – disse Orlando Silva.
Além do Orlando Silva, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), Carlos Arthur Nuzman, também participa do Fórum que termina nesta terça.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.