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Serra quer fazer ofensiva contra álcool

O presidenciável José Serra, da aliança PSDB-PMDB, pretende fazer com a indústria de bebidas alcoólicas campanha semelhante à que coordenou contra o tabagismo, impondo restrições à publicidade desses produtos, se eleito.

– Com relação ao álcool, nós vamos fazer limitações maiores na área da publicidade – afirmou o candidato na segunda-feira durante entrevista à rádio CBN. – É preciso cercar essa publicidade de mais cuidados, com menos abusos.

Serra observou, no entanto, que existem diferenças entre as bebidas alcoólicas, citando como exemplo a cachaça e a cerveja, o que demandaria um tratamento diferenciado nessa ofensiva. Ele propôs um debate com o Congresso e a população sobre o tema. Na entrevista que teve como tema os jovens, o presidenciável falou ainda que pretende criar o Ministério dos Esportes, Lazer e Juventude, com secretarias especiais para cada área. Essa pasta, e outras ligadas ao social, teriam metas para cumprir num eventual governo Serra.

O combate à prostituição infantil, um dos assuntos levantados pelos entrevistadores, ficaria a cargo do futuro Ministério da Segurança Pública, que será criado se Serra vier a ser eleito. Em uma resposta sobre gravidez na adolescência, o candidato mencionou o exemplo de mulheres com grande exposição na mídia e que optam por ter um filho mesmo sem ser casadas. Para Serra, essa é uma mensagem "errada'' para as jovens brasileiras.

Quando ainda estava à frente do Ministério da Saúde, ele organizou uma campanha para reduzir a gravidez na adolescência e acabou se indispondo com a apresentadora de TV Xuxa. Ao final da entrevista de quase 40 minutos, Serra não perdeu a oportunidade de, mais uma vez, criticar a ausência do adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação liderada pelo PT, no que era para ter sido um debate. Lula deve conceder entrevista em separado sobre o tema à CBN. As informações são da agência Reuters.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
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