| 19/04/2007 15h17min
A Stock Car realizará em 2008 uma corrida no Rio de Janeiro com premiação de US$ 1 milhão (R$ 2.100.000,00) à equipe vencedora. O anúncio foi feito nesta quinta no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante a abertura oficial da temporada 2007. A promessa foi feita pelo publicitário Nizan Guanaes, do Grupo Ypy, e confirmada por Carlos Col, da Vicar. As duas empresas são sócias na organização e promoção do evento.
Guanaes revelou a novidade por meio de uma gravação em vídeo. A maior premiação individual da história do automobilismo brasileiro já atrai a cobiça dos pilotos.
– É uma grande notícia, não apenas por conta do dinheiro, mas também pelo barulho que essa prova vai provocar, principalmente em se tratando de Rio de Janeiro – comentou Marcos Gomes, que estréia na Equipe Medley ao lado de Ricardo Maurício.
– Até agora, o maior prêmio que recebi foi o Astra pelo título da Stock Car Light no ano passado – lembrou.
O valor de mercado do carro da Chevrolet é de R$ 60 mil. O vencedor no Rio de Janeiro poderia comprar 35 modelos iguais. Col disse que o formato da prova, no entanto, sequer começou a ser esboçado.
– Queremos transformá-la na data mais aguardada da Stock Car. Entre as idéias que poderão ser estudadas está a presença de pilotos convidados de séries de prestígio internacionais, como o Campeonato Alemão de Turismo (DTM) e a Nascar, que é a nossa principal inspiração. Mesmo com a possível vinda de gente de fora, a corrida contaria pontos para o campeonato – observou.
A duração da corrida também poderá ser alterada para se adequar à grandiosidade da premiação.
– É natural que uma prova que paga essa fortuna merece um tamanho diferenciado – continuou. As corridas da Stock Car levam em média 50 minutos.
Filho do lendário Paulo Gomes, tetracampeão da Stock Car, Marcos acredita que a prova carioca será um incentivo a mais para os pilotos que disputam neste fim de semana a primeira prova do campeonato.
– Afinal, na próxima temporada o grid será reduzido para 34 carros – lembrou.
Pelo menos 50 carros participam amanhã dos treinos oficiais, mas somente 38 – limite estabelecido pelos organizadores – serão autorizados a largar no domingo. As vagas em 2008 ficarão com as 16 primeiras equipes na classificação deste ano e mais a campeã da Stock Car Light, a divisão de acesso.
Durante a solenidade em que a Peugeot se juntou oficialmente à Chevrolet, Mitsubishi e Volkswagen como quarta e última montadora da Stock Car, o patrocinador principal – a Nextel – anunciou que pagará R$ 10 mil ao piloto que fizer a volta mais rápida em cada uma das 12 etapas. A Stock Car inicia a 29ª temporada de sua história movimentando números cada vez mais gigantescos. Segundo dados da própria categoria, R$ 260 milhões em negócios foram gerados em 2006. A média de público superou 33 mil pessoas por prova e os empregos diretos e indiretos alcançaram 2.650, além de mais 5 mil temporários.
A principal novidade do regulamento desportivo pode provocar alguma polêmica. Dos 38 que largarão em cada etapa, os 25 primeiros colocados de 2006 e os atuais campeão e vice da Stock Car Light têm vaga assegurada.
– Sou a favor do critério, embora reconheça aqueles que estão chegando agora podem levar algum prejuízo – defendeu Marcos Gomes.
O parceiro Ricardo Maurício também se mostrou favorável à reserva de mercado, mas fez questão de ressaltar que a idéia não está relacionada a um possível desnivelamento entre os pilotos.
– Quem chegou à Stock Car é porque sabe dirigir. Todo mundo aqui anda bem – garantiu.
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