| hmin
Com ondas de 1,5 metro de altura na Praia da Joaquina, em Florianpólis, recomeçou nesta sexta-feira, 18 de outubro, o Petrobras Open Surf, uma das etapas do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial. Estão em jogo US$ 60 mil em prêmios e 1,5 mil pontos no ranking do WQS 2002. A sexta foi marcada pelo predomínio da jovem geração nas finais das triagens.
Surfistas de apenas 15 anos de idade, como Adriano Mineirinho (SP) e Thiago Bianchini (SC), venceram as duas baterias que disputaram. Jean da Silva (SC), de 17 anos, Greg Cordeiro (SC), de 18 anos, Bernardo Pigmeu (PE), de 19 anos, e Marcondes Rocha (AL), de 19 anos, também garantiram passagem para enfrentar os cabeças-de-chave na terceira fase.
Um total de dezesseis estrangeiros já caiu na água, e sete deles foram eliminados. A estréia das principais estrelas da competição foi iniciada na tarde desta sexta e segue na manhã deste sábado, 19. A final está prevista para as 13h de domingo, 20.
A primeira surpresa foi Greg Cordeiro, que deixou o australiano Sunny Russell com a segunda vaga na bateria em que o campeão sul-americano sub-21, Jihad Kohdr (PR), acabou eliminado junto com Edgley Santos (SP).
Marcondes Rocha venceu a sexta bateria. E seu amigo Bernardo Pigmeu ganhou a seguinte, com Gustavo Fernandes (RJ) completando uma dobradinha verde-amarela para despachar dois norte-americanos de uma só vez: Adam Virs e Matt Yates.
Adriano Mineirinho manteve a invencibilidade na 11ª bateria e no último confronto da segunda fase Thiago Bianchini e Jean da Silva derrubaram o australiano Shannon Pollard e o atual líder do ranking brasileiro do SuperSurf, Andreas Eduardo (SC).
– As condições estão difíceis. As ondas estão maiores, mas é muito difícil achar a boa lá dentro, tá muito balançado – afirmou Bernardo Pigmeu.
– A gente vê aqui de fora e parece que tem altas ondas, mas lá dentro a gente fica dependendo mais da sorte de escolher a onda certa que abra uma boa parede para manobras – contou Marcondes Rocha.
O paulistano Renan Rocha e o alagoano Tânio Barreto, radicado em Florianópolis, foram os dois primeiros cabeças-de-chave a estrearem no Petrobrás Open. Mas, com uma nota 8,5 em uma de suas ondas, o paulista Eric Miyakawa garantiu a primeira vaga para as oitavas-de-final da competição.
A segunda ficou para Renan Rocha, que busca sua manutenção na elite mundial pelo ranking do WQS.
– Achei que ia conseguir bons resultados agora lá na Europa, mas não deu. Mesmo assim, vou batalhar até o último campeonato – ressaltou Renan Rocha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.