| 22/10/2002 20h38min
A seis dias do segundo turno das eleições presidencias, nova pesquisa do Ibope, divulgada na noite desta terça, dia 22, no Jornal Nacional, mostra quadro estável na disputa. A diferença entre o candidato do PT Luiz Inácio Lula Silva e o governista José Serra (PSDB) caiu um ponto percentual e agora é de 28%.
Lula manteve os mesmos 60% das intenções de votos verificados no levantamento da semana passada feito pelo mesmo instituto. Serra cresceu um ponto percentual e tem 32%. Os votos brancos e nulos somam 3%. Não opinaram ou disseram não saber em quem votar 5% das pessoas entrevistadas.
Considerando apenas os votos válidos, Lula cai um ponto quando comparado com a pesquisa anterior e fica com 65%. Serra chega a 35%, um ponto a mais que o resultado da última sondagem.
Lula apresentou crescimento na Região Sul e queda no Centro-Oeste/Norte e Nordeste. Já Serra caiu no Sul e oscilou positivamente nas demais regiões.
O petista aparece com 58% das intenções de voto nos Estados sulistas, contra 54% que tinha na parcial anterior do instituto. Serra, que tinha o melhor percentual nesta Região, recuou de 38% para 34%. No Sudeste, maior colégio eleitoral do país, Lula manteve-se estável e segue com 61%. O tucano oscilou dois pontos percentuais e atingiu os 29%.
Serra também teve oscilação positiva no Centro-Oeste/Norte e Nordeste. Entre os eleitores das duas primeiras Regiões, passou de 36% para 37%. No Nordeste, cresceu de 30% para 32%. Lula teve queda nestas Regiões. No Centro-Oeste/Norte, Lula recuou de 57% para 54%. E no Nordeste o petista teve seu pior desempenho, caindo de 64% para 60%.
O levantamento, encomendado pela Rede Globo, foi realizado entre os dias 19 e 21 de outubro e ouviu 3 mil pessoas em 203 munícípios do país. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.