| 02/05/2007 23h46min
O Grêmio não conseguiu segurar o resultado no Morumbi e acabou sendo derrotado pelo São Paulo por 1 a 0, na partida de ida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. No jogo de volta, quarta-feira que vem no Estádio Olímpico, o Tricolor gaúcho terá que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga. O 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Miranda, na segunda etapa de partida. O vencedor deste confronto pega quem sair do duelo entre Defensor e Flamengo. No primeiro jogo, vitória dos uruguaios por 3 a 0 em casa.
Mano Menezes preferiu não arriscar no começo da partida e manteve a equipe que empatou com o Juventude, no último domingo, pelo Gauchão. Amoroso ficou no banco de reservas, enquanto Carlos Eduardo e Tuta formavam a dupla de ataque gremista. O mesmo aconteceu pelo lado do São Paulo. Muricy Ramalho escalou Leandro e Daboberto iniciou como suplente.
O primeiro tempo de partida foi todo do Grêmio. Bem postado defensivamente e melhor organizado em campo, o Tricolor gaúcho marcava as principais jogadas do adversário e saía com grande velocidade nos contra-ataques. Apesar do maior volume de jogo, o time gaúcho não conseguiu transformar isto em vantagem no placar.
Aos 16 minutos, Diego Souza faz brilhante jogada pela esquerda. Deixou dois marcadores batidos e chutou para bela defesa de Rogério Ceni. Esta foi a principal jogada do Grêmio no primeiro tempo, mas o time de Mano Menezes chegou com perigo em outras oportunidades, com o mesmo Diego Souza, aos 26, e com Lúcio, aos 40.
O São Paulo ameaçou apenas no final da etapa inicial. Aos 43 minutos, Souza alçou uma bola na cabeça de Aloísio. Na frente de Saja, o centroavante são-paulino arrematou para fora.
Na volta do intervalo, Muricy Ramalho mandou a campo Dagoberto na vaga de Leandro. Com um homem de velocidade nas costas de Patrício, o São Paulo foi melhor no segundo tempo.
O gol do Tricolor paulista saiu aos 12 minutos. Souza cobrou escanteio da direita. A bola cruzou toda a extensão da grande área e sobrou para Dagoberto. O jogador, que foi inscrito para a segunda fase da Libertadores, rolou para o chute certeiro do zagueiro Miranda, no canto de Saja.
O Grêmio, já com Gavilán na vaga de Sandro Goiano, por pouco não levou o segundo, que praticamente definiria o time que passaria às quartas-de-final da competição.
Souza teve duas chances claríssimas para ampliar. Em uma cobrança de falta, aos 17 minutos, ele mandou a bola no poste de Saja, que fez golpe de vista e quase acabou sendo surpreendido. Aos 24, ele recebeu completamente sozinho na frente do goleiro gremista. Com um leve toque tentou encobrir Saja, mas o argentino esticou o braço e fez grande defesa.
Para melhorar a falta de objetividade no segundo tempo, Mano colocou Amoroso no lugar de Carlos Eduardo. O recém contratado teve sua chance aos 39 minutos, ao receber dentro da área, matar no peito e chutar em cima da defesa são-paulina.
Com o apito final do árbitro Wagner Tardelli, o Grêmio saiu de uma decisão e agora volta suas atenções para outra. Domingo, às 16h, no Olímpico, a equipe recebe o Juventude para ver quem fica com o título do Gauchão em 2007.
VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.