| 08/05/2007 12h06min
O torneio de futebol feminino dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, começará dois dias antes da cerimônia de abertura, no próximo dia 13 de julho. A mudança foi confirmada nesta terça pelo prefeito do Rio, César Maia. Ele explicou que o aumento do número de seleções, de oito para 10, obrigou a antecipação. A partida de abertura da competição reunirá o Brasil e outro adversário, ainda não definido.
Diante do aumento do número de participantes, ele não descarta a inclusão de outros estádios para o Pan, além dos já confirmados Maracanã, João Havelange, CFZ e Miécimo da Silva. Aparecem com chances Conselheiro Galvão, do Madureira, e o Luso-Brasileiro, da Portuguesa da Ilha do Governador.
Além do aumento no número de participantes no futebol feminino, o masculino também passará de oito para 12, após decisão da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa). A medida foi anunciada no último dia 26 de abril pelo presidente do órgão o mexicano Mario Vázquez Raña, após consultas com a Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf), a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio (CO-RIO).
Inicialmente, a competição masculina de futebol teria quatro seleções da Concacaf e igual número da Conmebol, mas agora haverá seis de cada confederação. Na competição feminina, o número de representantes da Concacaf e da Conmebol foi aumentado de quatro para cinco.
O regulamento do torneio masculino de futebol do Pan determina excepcionalmente para esta edição que cada país participante poderá inscrever seleções sub-20 e três jogadores com idade superior. A Conmebol anunciou que seus países representantes levarão ao Rio de Janeiro seleções sub-17, enquanto a Concacaf ratificou que levará equipes sub-20, seguindo a determinação da Odepa. O torneio feminino não tem limite de idade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.