| 16/05/2007 23h53min
O Figueirense venceu por 2 a 0 o Botafogo e está a um empate de uma final histórica da Copa do Brasil. Diante de mais de 13 mil torcedores o alvinegro catarinense não decepcionou o público que foi ao Orlando Scarpelli e sufocou o Botafogo desde o início da partida.
O primeiro tempo começou equilibrado, mas o Figueira era mais perigoso nas suas investidas ao ataque do que o Botafogo. Porém, as chances reais de gol não apareciam mesmo com um domínio territorial do time catarinense.
Mas, de tanto tentar, aos 13 minutos, Cleiton Xavier recebeu na intermediária e arrancou, driblou o zagueiro Alex e da entrada da área chutou de direita no canto esquerdo do goleiro Julio César e abriu o placar para o Figueira. O gol foi o primeiro do meia no time de Florianópolis, o jogador foi contratado no início do ano pelo alvinegro.
O Botafogo não conseguia sair do esquema armado pelo técnico Mário Sérgio, que cauteloso fechou seu time na defesa só saindo no contra-ataque. Errando muitos passes o Fogão não conseguia as jogadas ofensivas e praticamente não chutou no gol de Wilson.
O Figueira, aproveitando esse desequilíbrio do Botafogo soube aproveitar e conseguiu ampliar o placar aos 25 minutos. Depois de boa troca de bola na intermediária de seu ataque, a bola chega em Felipe Santana, o zagueiro cruza com perfeição na cabeça de Victor Simões, que subiu mais que a zaga e mandou a bola no ângulo esquerdo de Júlio César e marcou o segundo do Furacão. Este foi o 16º gol do atacante na temporada, o quinto na Copa do Brasil.
Na volta para o segundo tempo, o time catarinense não mudou sua forma de jogar, sempre usando o contra-ataque como arma. Sabendo manter a posse de bola, o Figueirense procurava manter a vantagem, enquanto o Botafogo tentava diminuir a desvantagem e, no mínimo, fazer um gol para precisar apenas de uma vitória simples no jogo de volta, no Rio de Janeiro.
Mas o Figueirense conseguiu as melhores chances
da etapa complementar. Após boa troca
de passes na esquerda, aos 10 minutos Ramon toca para André Santos, que entra na área, dribla Juninho e chuta, Júlio César salva o time carioca de levar o terceiro. Aos 21, novamente pela esquerda, o lateral André Santos toca rasteiro para Ramon que corta o zagueiro mas na hora do chute é travado pela zaga do alvinegro carioca.
Desesperado por um gol, o Botafogo tentou uma reação, mas não conseguiu transformá-la em gol. O resultado deu ao Figueirense a vantagem de perder por 1 a 0, na próxima quarta-feira, dia 23, no Maracanã.
O próximo compromisso do Figueira é pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 16h, contra o Palmeiras no Parque Antártica, pela segunda rodada do campeonato.
PAULO EVANGELISTA
paulo.evangelista@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.