| 28/10/2002 01h22min
O novo governador do Estado, Germano Rigotto (PMDB), venceu em seis dos 10 maiores colégios eleitorais gaúchos. O PT de Tarso Genro, que contabiliza seis prefeituras nestas cidades, obteve vitórias em apenas quatro: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Rio Grande, as mesmas cidades em que venceu no primeiro turno. Rigotto venceu em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão – todas estas sob administração do PT–, além de Novo Hamburgo. No total de municípios, Rigotto venceu em 366, e Tarso em 131.
Em Caxias do Sul, principal ponto eleitoral de Rigotto e de onde ele saiu derrotado nas eleições muncipais de 1996 para Pepe vargas (PT), o peemedebista obteve a maior vitória. Ele conseguiu 61,82% dos votos válidos (133.371 votos) , contra 38,18% obtidos por Tarso Genro (PT) – um diferença de 23,64 pontos percentuais, mais de 50 mil votos. Nas cidades petistas de Pelotas, Gravataí e Viamão, a vantagem de Rigotto ficou entre sete e oito pontos percentuais. Em Santa Maria e Novo Hambrugo, a diferença não possou dos três pontos.
Das quatro cidades em que Tarso se elegeu, três delas são adminstradas pelos partidos do adversário: São Leopoldo e Rio Grande têm prefeitos peemedebistas. Em Canoas, tem um do PSDB.
A situação mais difícil foi em Porto Alegre, administrada há quatro anos pelo PT. Tarso obteve uma vitória muito apertada, com apenas 0,4 ponto percentual de vantagem, 3.327 votos a mais que Rigotto. No segundo turno de 1998, o governador Olívio Dutra havia conseguido na Capital mais de 180 mil votos de vantagem sob o seu adversário, o ex-governador Antônio Britto (então do PMDB e agora do PPS).
A situação é inversa à da eleição de 98 e mostra o enfraquecimento do partido no Estado. Naquele segundo turno, o PT de Olívio venceu em sete destas cidades: Porto Alegre, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Viamão, São Leopoldo e Rio Grande.
No total das 24 regiões classificadas pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Rigotto venceu em 15 e Tarso nas outras nove. Rigotto conseguiu os melhores desempenhos em Campos de Cima da Serra (69,82%), Centro Sul (61,33%), Encosta Superior do Nordeste (61,89%) – que inclui Caxias do Sul – e Serra (71,11%).
Em nenhuma das regiões em que saiu vitorioso, Tarso Genro conseguiu obter mais de 55% dos votos. Nas Missões foi onde ele teve o melhor desepenho, com 54,92% dos votos. Na Região da Grande Porto Alegre – que inclui cinco das oito cidades petistas (Gravataí, Viamão, Porto Alegre, Cachoerinha e Alvorada) – a vitória do ex-prefeito da Capital foi apertada, por 50,36% a 49,64%.
Dos 35 municípios gaúchos governados pelo PT, Germano Rigotto obteve a vitória em 22. Entre as oito cidades petistas mais importantes (Porto Alegre, Alvorada, Caxias do Sul, Viamão, Santa Maria, Pelotas e Gravataí), Tarso obteve vitória apenas na Capital.
• Acompanhe todos os números da apuração no especial Eleições 2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.