| 28/10/2002 02h37min
Na terra onde iniciou sua carreira política como vereador, o candidato derrotado do PT, Tarso Genro, ficou 3 mil votos atrás do governador eleito Germano Rigotto (PMDB). O resultado dividiu a festa na cidade. A militância petista festejou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém teve de repartir a Avenida Presidente Vargas, principal ponto de comemoração da cidade, com os simpatizantes de Rigotto.
A votação de Santa Maria repetiu a da Região Central. O candidato do PMDB obteve um percentual de votos superior ao do concorrente do PT (veja quadro ao lado). Rigotto fez 170.640 votos contra 141.666 de Tarso, uma diferença de 28.974.
O desempenho de Lula, contudo, foi bem superior ao de José Serra (PSDB) entre o santa-marienses. Os mais de 14 mil votos de vantagem do novo presidente sobre o adversário tucano deram uma injeção de ânimo nos petistas.
- Estou feliz porque o novo presidente é um operário, um trabalhador, um metalúrgico e de
sobrenome Silva - disse o prefeito
Valdeci Oliveira.
Para o líder da oposição na Câmara, Carlos Buzatti (PTB), que fez campanha para Rigotto, o trabalho desenvolvido na campanha mostrou resultado hoje.
- O povo gaúcho experimentou a administração do PT e se arrependeu. Não queremos que se decepcione com o Lula também.
Na Região Central, a diferença de Lula sobre Serra não se repetiu na mesma proporção dos concorrentes ao governo do Estado. A distância entre o presidente eleito e o tucano foi de 14.655.
Novo governador ganhou
no município e região
O novo governador do Estado foi vencedor nas maiores cidades, como Santiago, São Sepé e Cachoeira do Sul. Tarso ficou na frente apenas em cinco pequenos municípios, como Pinhal Grande, Ivorá e Nova Palma.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.