| 25/05/2007 09h20min
Mesmo depois do fim reinado de Gustavo Kuerten no tênis, o Brasil manteve a tradição de colocar pelo menos um tenista na chave principal de Roland Garros. Nesta sexta-feira, Marcos Daniel não se importou com o principal cabeça-de-chave do torneio classificatório para o segundo Grand Slam da temporada, bateu o argentino Mariano Zabaleta e furou o qualifying da competição. Embora ainda mostre não estar recuperado de uma grave lesão ligamentar no joelho, Zabaleta era o principal favorito para ficar com a vaga no Aberto da França, ostentando o posto de 88º do ranking de entradas da ATP. A colocação do argentino não surpreendeu o brasileiro, 169º, que conseguiu a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.
Será a terceira participação consecutiva do tenista de Passo Fundo em Roland Garros. Nas duas últimas edição do torneio, ele acabou derrotado logo na estréia. Em 2005, seu algoz foi o croata Mario Ancic. No ano seguinte, o gaúcho foi superado pelo local Mathieu Montcourt.
Marcos Daniel começou a partida mostrando consistência quando impunha os pontos. Além de ter encaixado 66% dos primeiros saques, ele ainda faturou 80% dos pontos no segundo serviço (contra apenas 17% de Zabaleta). Desta forma, o brasileiro conseguiu uma quebra e fechou o set em 6/3.
Na segunda parcial, porém, o argentino conseguiu se recuperar no saque e ainda superou o saque de Marcos Daniel uma vez antes de devolver os 6/3 e forçar o set de desempate.
Além de ter um saque pouco potente, Zabaleta voltou a ter problemas no terceiro set e acertou apenas 37% dos primeiros serviços e ainda desperdiçou muitas bolas, cometendo 22 erros não forçados apenas no terceiro set (sendo 53 durante a partida).
Mesmo assim a tarefa de Marcos Daniel não foi fácil, já que os dois tenistas trocaram quebras nos games iniciais da queda decisiva e se mantinham empatados. O brasileiro ainda conseguiu uma quebra no oitavo game, abriu 5/3 e teve a oportunidade de sacar para o triunfo, mas deixou a chance escapar ao ter o serviço superado.
Zabaleta, no entanto, não conseguiu se aproveitar da quebra e teve seu saque quebrado pela terceira vez no set no décimo game. Melhor para o brasileiro, que sacramentou o 6/4 e ratificou a participação na chave principal de Roland Garros.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.