| 26/05/2007 20h12min
Com um gol de Henrique ainda no primeiro tempo, o Figueirense derrotou o América-RN por 1 a 0, em Natal, e garantiu a sua primeira vitória no Brasileirão. Foram os primeiros pontos da equipe alvinegra que já havia amargado duas derrotas na competição – perdeu para o Atlético-PR e para o Palmeiras. Com o resultado, o Furacão aparece na 15ª colocação na classificação.
Embalado pelo resultado, o Figueira volta se concentrar exclusivamente para a primeira decisão da Copa do Brasil contra o Fluminense. As equipes se enfrentam na quarta-feira no Maracanã e o alvinegro embarca neste domingo para o Rio de Janeiro. Assim como o Figueira, o tricolor também garantiu uma vitória neste sábado, com a goleada do time reserva por 3 a 0 sobre o Inter, no Rio.
Pelo Brasileiro, o próximo compromisso do Furacão é contra o Goiás, no sábado, dia 2, no Estádio Orlando Scarpelli. Já América-RN encara o Juventude, em Caxias do Sul (RS), no dia seguinte. O placar em Natal tranqüilizou o técnico Mário Sérgio no Nacional:
– A nossa situação no Campeonato era muito ruim, dois jogos e duas derrotas. Nós temos um elenco reduzido e isso nos deixa com poucas opções. Nós tivemos que usar os jogadores do time titular para conseguir um resultado.
O jogo em Natal
Para garantir a sua primeira vitória no Brasileiro, o ténico Mário Sérgio decidiu escalar boa parte dos titulares para o jogo no Machadão. Da equipe que joga a Copa do Brasil, entraram em campo Wilson, Vinícius, Felipe Santana, Chicão, André Santos, Ramon, Henrique e Diogo. No decorrer da partida, Mário Sérgio lançou ainda Ruy e Victor Simões.
A pressão inicial na partida ficou por conta do time da casa, comandado por Souza, ídolo da torcida. O time portiguar foi para cima da equipe catarinense, e um chute de William obrigou Wilson a fazer boa defesa nos minutos iniciais. O América seguiu no ataque, mas foi um erro da defesa deu origem ao gol de Henrique, aos 19 minutos. O volante aproveitou uma bola mal atrasada, bateu em cheio da entrada da área pela direita e fuzilou para dentro da rede de Renê.
Com o resultado, o Figueirense acirrou a marcação e passou a tocar bastante a bola no meio-campo, envolvendo o América, que só voltou a esboçar reação dos 30 minutos para frente. Aos 35, Célio chutou com veneno de longa distância e Wilson salvou a pátria alvinegra. Aos 41, Rafael Muçamba tocou para Márcio Goiano pelo lado esquerdo e o ex-zagueiro do Figueira mandou por cima do travessão.
Na etapa final, o América-RN tentou se recompor nos primeiros minutos e criou suas duas melhores chances da partida. Aos 13, Souza cobrou falta, Luciano Dias cabeceou do lado esquerdo em direção à área para Marcos Alexandre, que perdeu um gol feito sob a trave. Dois minutos depois, William acertou o travessão superior de Wilson. Aos 26, em nova cobrança de falta, William errou por pouco um cabeceio na área do Figueira. Mas foi só por parte da equipe da casa.
Até o final do jogo, o time potiguar arriscou alguns chutes de fora da área, a maioria em direção à arquibancada. Já a equipe catarinense se preocupou mais em administrar o resultado. Apenas aos 45 minutos, Ruy bateu forte de fora da área, mas sem oferecer muito perigo ao gol de Renê.
ANA ROSA
ana.rosa@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.