| 04/06/2007 17h39min
A tocha dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro foi acesa nesta segunda-feira nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. Sítio histórico e sagrado até hoje, a cerca de 50 quilômetros da Cidade do México, Teotihuacán era um lugar para rituais de adoração ao Sol, visto como uma espécie de entidade divina pelos nativos. A informação é do GloboEsporte.com.
A chama pan-americana chega ao Brasil na terça em Porto Seguro (BA), onde o Cacique da Tribo Pataxó da Barra Velha, a “Aldeia Mãe” do País, Tururi, fará uma bênção indígena à tocha e dará início ao revezamento do símbolo dos jogos.
No Brasil, o primeiro condutor da tocha será o carioca Wilson Gomes Carneiro, primeiro medalhista individual brasileiro em um Pan. Ele foi prata nos 400 metros com barreira em 1951, em Buenos Aires.
A tocha percorrerá as 27 capitais brasileiras e outras 24 cidades, totalizando 51 pontos de passagem. No dia 29 de junho, Porto Alegre receberá a chama. Em julho,
será a vez de Florianópolis (dia 1º) e
Blumenau e Balneário Camboriú – as duas no dia 2.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.