clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/06/2007 20h38min

Caixa-preta indicaria que pilotos do Legacy estavam perdidos

Documento extra-oficial sugere que comandante dormia alguns minutos antes do choque

Um documento, que traria uma transcrição extra-oficial da caixa-preta do jatinho Legacy, indica que os pilotos, em certo momento do vôo, não sabiam onde estavam. O documento, de 112 páginas, foi apresentado pelo deputado Vic Pires Franco (DEM-AP) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo nesta terça-feira.

Conforme a transcrição, às 16h36min, o co-piloto Jan Paladino pergunta onde eles estão. O comandante Joe Lepore responde:

– Eu não sei.

Segundo o site G1, apesar de estar aparentemente perdido, o piloto resolveu tirar uma soneca. O descanso teria durado até as 16h55min, um minuto antes do choque do jatinho contra o Boeing da Gol no dia 29 de setembro do ano passado, causando o maior acidente aéreo da história do Brasil, com 154 mortos.

A suposta transcrição da caixa-preta do Legacy diz também que o jato poderia estar com o transponder (equipamento que envia os dados relativos ao avião para outras aeronaves e para o centro de controle) desligado no momento em que as duas aeronaves colidiram.

O documento diz que o choque entre o jato e o Boeing ocorreu às 16h56min54s (horário de Brasília).

Ainda com base no relatório extra-oficial, o deputado Vic Pires Franco diz acreditar que o jato executivo Legacy saiu de sua rota de vôo. Durante os cerca de 15 minutos de descanso do piloto, o co-piloto constatou que algo estava errado com a freqüência e tentou por várias vezes contato com a Torre de Brasília. Sem sucesso. O choque pode ser ouvido com clareza, segundo a transcrição.

Franco, que segundo o Jornal Nacional, da Rede Globo, não revelou como obteve o documento, sai em defesa dos controladores:

– Estão crucificando os controladores, quando eram os pilotos que estavam agindo com total imprudência e pilotando um avião sem ter a menor familiaridade com o equipamento – diz o deputado Vic Pires Franco.

Para o deputado, a transcrição que tem em mãos muda os rumos das investigações.

Diógenis Santos / Agência Câmara

Deputado Vic Pires apresentou uma transcrição extra-oficial da caixa-preta do Legacy
Foto:  Diógenis Santos  /  Agência Câmara


Notícias Relacionadas

05/06/2007 11h21min
Presidente da Embraer nega falha no equipamento do Legacy
04/06/2007 23h31min
Diretor da Anac se contradiz em depoimento na CPI do Senado
04/06/2007 21h02min
CPI do Apagão Aéreo no Senado terá primeiro relatório na quarta
04/06/2007 14h58min
Controladores dizem que software do Cindacta continua induzindo ao erro
04/06/2007 12h41min
CPI do Apagão Aéreo ouve controladores em reunião reservada na Câmara
01/06/2007 08h33min
CPI do Apagão Aéreo vistoria radar do Morro da Igreja, em SC
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.