| 05/11/2002 22h22min
Disputas apertadas marcaram nesta terça, dia 5 de novembro, as eleições na maioria dos Estados americanos. Os eleitores foram às urnas para renovar a Câmara dos Deputados, escolher 34 novos senadores e definir governadores em 36 dos 50 Estados do país. Como nos Estados Unidos a contagem dos votos é manual ainda não há resultados oficiais.
Segundo a imprensa americana, a votação ocorreu sem maiores incidentes. Institutos de pesquisa indicaram que, na maioria dos Estados, o número de eleitores que compareceram às urnas foi bem maior do que nos anos anteriores. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório.
O presidente dos EUA, George W. Bush, que participou ativamente da campanha pelos candidatos republicanos, votou cedo. Por volta das 8h (meio-dia em Brasília), ele já estava na cidade de Crawford, no Texas, junto com a mulher, Laura. Bush parecia tranqüilo – a maioria dos especialistas indicam que a eleição desta terça não deverá trazer grandes mudanças para o presidente.
Institutos de pesquisa indicaram que os republicanos deverão manter a maioria que tem na Câmara dos Deputados – 222 deputados contra 209, dos democratas. Já em relação ao senado, a disputa apertada impediu que se fizessem maiores projeções. Atualmente, os democratas tem 50 senadores na casa, contra 49 dos republicanos.
Os mesmos institutos prevêem que os democratas tenham um bom desempenho na corrida pelos governos estaduais. A disputa mais apertada é registrada na Flórida, onde o governador Jeb Bush, irmão do presidente, é candidato à reeleição. Foi neste Estado que, durante a última disputa presidencial de 2000, acusações de fraude levaram a Justiça a interferir, definindo o resultado da disputa e elegendo Bush.
Bush (ao lado da esposa Laura) participou ativamente da campanha dos candidatos republicanos
Foto:
LARRY DOWNING
/
Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.