| 08/11/2002 10h45min
O subsecretário de Defesa dos Estados Unidos, Douglas Feith, declarou nesta sexta, dia 8, que o Japão enfrenta o "perigo'' de um ataque com mísseis norte-coreanos. Feith negou que o governo norte-americano vá pressionar Tóquio a construir um sistema de defesa antimísseis.
O Japão chegou a cogitar um sistema de defesa conjunto com os EUA contra a Coréia do Norte, mas desistiu por temer um atrito com a China. No mês passado, os norte-coreanos admitiram estarem enriquecendo urânio para tentar fabricar uma bomba nuclear, o que viola um compromisso de 1994.
Douglas Feith disse que o regime comunista do país deverá pagar um preço por tentar desenvolver esse tipo de armamento. O secretário dos EUA, entretanto, garantiu que a questão será resolvida ''diplomaticamente''.
Em meados deste mês, os Estados Unidos, a União Européia, o Japão e a Coréia do Sul vão se reunir em Nova York para discutir o corte no fornecimento de petróleo à Coréia do Norte, numa retaliação prevista no acordo de 1994.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.