| 23/06/2007 15h50min
A Aeronáutica convocou os controladores de tráfego aéreo a estenderem seu turno de trabalho neste sábado. O grupo, que já trabalhara das 22h de sexta às 7h de sábado, permaneceu no Cindacta 1, dobrando o turno. Esta seria uma das medidas de emergência para resolver os problemas da aviação nacional anunciadas pelo governo nessa sexta.
Conforme o site G1, a medida coloca a segurança de vôo em risco. Segundo os controladores, os sargentos não teriam condições de prosseguir executando o trabalho por um novo turno, depois de trabalharem a noite inteira. Além disso, a medida estaria contrariando as regras internacionais de controle de aeronaves, por exceder a carga horária.
Além de ampliar o turno dos controladores atuais, funcionários de outros Estados foram transferidos emergencialmente para Brasília.
Na sexta, 14 controladores de tráfego foram afastados, agravando o estado de carência de pessoal do setor, já apontado pelos técnicos. Os oficiais afastados foram transferidos para outros setores do tráfego aéreo militar e não vão mais monitorar aeronaves civis.
A Aeronáutica assegura que, em momento algum, a segurança dos passageiros será afetada, diz o G1. Como o pessoal que está trabalhando neste sábado ainda não tem o hábito de operar tantas aeronaves, como fazem os controladores habituais da área, eles controlarão menos aviões simultaneamente, o que poderá provocar demora na liberação. Mas, em momento algum, haverá paralisação do tráfego aéreo, garantiu o órgão, que espera retomar a normalidade do fluxo aéreo aos poucos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.