| 24/06/2007 15h04min
Se restava alguma dúvida sobre o favoritismo da Rússia no Grupo B da Liga Mundial de Vôlei, ela foi respondida em grande estilo neste domingo. Jogando em casa, a forte equipe comandada pelo técnico Vladimir Alekno garantiu a primeira colocação da chave ao vencer a seleção cubana por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/21 e 29/27, e conquistar a nona vitória em 10 jogos pela competição.
A exemplo do que já havia acontecido no jogo de sábado entre as duas seleções, o principal destaque dos anfitriões foi Semen Poltavsky, que anotou 17 pontos e foi o maior pontuador da partida. A Rússia contou ainda com os 11 pontos de Alexander Volkov e os 18 da dupla Alexander Korneev e Yuriy Berezhko, com nove cada um.
Do lado cubano, irregularidade junto à rede, com muitos jogadores marcando poucos pontos. Apesar do brilho individual de Rolando Jurquin e de seus 12 pontos, a equipe comandada pelo técnico Orlando Samuel Black conseguiu pontuar com outros sete atletas, nenhum deles passando a marca das dez bolas no chão.
O passaporte russo para a fase final foi definido em uma partida na qual os fortes saques foram fundamentais no primeiro set. Com boas atuações de Alexei Ostapenko e Vadim Khamuttskikh, os donos da casa não tiveram dificuldades para manter a liderança desde o início do jogo e fechar o placar em 25/16 após apenas 19 minutos.
Os centro-americanos bem que tentaram reagir na parcial seguinte, fazendo uso da altura dos ponteiros Jurquin e Oriol Camejo. Mas mesmo liderando boa parte do set, Cuba permitiu o empate russo em 18/18 e tomou a virada, cometendo uma série de erros que ajudaram a Rússia a consolidar o placar de 25/21 em 23 minutos.
A última oportunidade latina para tentar a vitória veio no terceiro set, quando os russos chegaram a estar em desvantagem de 8/4 no placar. Porém, os russos ainda reagiram, marcando quatro pontos em seqüência e empatando o marcador, antes de virarem para 13/10 e retomarem o controle. Os cubanos também mostraram força e viraram novamente para 18/16 com Camejo, mas os donos da casa conseguiram arrastar a decisão por 29 minutos, antes de decretarem o 29/27.
As duas derrotas na cidade de Kazan deixaram os cubanos com 15 pontos e com boas possibilidades de serem ultrapassados pela Sérvia, que chegarão aos 16 e assumiriam a segunda colocação na chave caso vençam a frágil equipe do Egito, no Cairo, neste domingo.
Em compensação, será Cuba quem enfrentará os egípcios no Cairo na última rodada da primeira fase, nos dias 29 de junho e 1º de julho. Nas mesmas datas, na cidade de Vrsac, a Sérvia hospeda a Rússia em confrontos que devem definir a vice-liderança do grupo e um dos candidatos ao convite da FIVB para a fase final da Liga Mundial, na Polônia.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.