| 25/06/2007 09h07min
A última semana teve a presença de apenas um tenista entre os 10 melhores do mundo em ação nos torneios desta semana, com o espanhol Tommy Robredo disputando e sendo eliminado na primeira rodada do Torneio de Nottingham. Desta forma, o ranking de entradas da ATP não teve grandes alterações na atualização desta segunda-feira. O destaque fica para a subida de uma colocação do croata Ivan Ljubicic e da queda de dois degraus do francês Richard Gasquet. Os top 10 não sofreram alterações.
Campeão na Holanda, Ljubicic recebeu 55 pontos em relação à última semana e ganhou uma posição na relação. Agora, ele é o 12º do mundo, com 1.940 pontos – apenas cinco a menos do que o tcheco Tomas Berdych, 11º. Um ano atrás, porém, o croata era o terceiro do mundo. Se Ljubicic subiu, quem caiu foi Richard Gasquet. Campeão do Torneio de Nottingham de 2006, neste ano o francês não conseguiu mais do que alcançar as quartas-de-final da competição e caiu duas posições, deixando o 12º posto para assumir o 14º, com 1.775 pontos.
A queda de Gasquet favoreceu Mikhail Youzhny. Mesmo sem entrar em quadra e estacionado nos 1.800 pontos, o russo subiu um degrau na lista e atingiu a 13ª colocação – melhor conquistada na carreira. Outro destaque do pelotão intermediário do ranking de entradas da ATP foi o croata Ivo Karlovic. Vencedor em Nottingham, o grandalhão de 2,08m deu um salto de 16 posições, passando a figurar em 45º com 747 pontos.
Sem entrar em quadra, os principais tenistas permaneceram em suas respectivas colocações. Desta forma, Roger Federer continua soberano na liderança com 7.290, com ampla vantagem sobre o espanhol Rafael Nadal, segundo da lista com 5.225. Em terceiro aparece o norte-americano Andy Roddick com 3.055, seguido de perto pelo russo Nikolay Davydenko (quarto com 3.040) e do sérvio Novak Djokovic (quinto com 3.010). O melhor sul-americano da lista é o chileno Fernando González, dono de 2.780 pontos e da sexta posição. Apesar da eliminação precoce em Notthingham, Robredo se manteve em sétimo, com 2.200 pontos.
Os tenistas brasileiros, que não tiveram bom desempenho nos challengers disputados ao longo da semana, pouco sofreram alterações. Apesar da má fase, com cinco derrotas consecutivas, Thiago Alves segue como o melhor do país na relação. Ele se manteve como o 136º do mundo, com 315 pontos. Na cola de Alves aparece Flávio Saretta. Embora tenha sido eliminado logo na estréia do Challenger de Braunschweig, o tenista de Americana subiu uma colocação e agora aparece no posto de número 137, com 313 pontos. O terceiro melhor representante nacional é Ricardo Mello, 146º com 291.
A principal queda entre os brasileiros foi do gaúcho André Ghem. Também derrotado na estréia na competição alemã assim como Saretta, o tenista despencou 36 posições e agora figura em 240º, com 161 pontos. O ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten, que ainda realiza treinamentos para recuperar a melhor forma física para voltar a competir, aparece na modestíssima colocação de número 670, com apenas 26 pontos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.