| 25/06/2007 13h35min
Os heróis do Acre foram lembrados na passagem da Chama Pan-americana pela capital do estado, Rio Branco. Um dos mais importantes nomes da luta pela preservação da natureza, o acreano Chico Mendes – morto em 1988 – foi lembrado com a escolha de sua filha, Elenira, como primeira condutora da Tocha no Revezamento que percorreu os principais pontos da cidade, a 25ª a receber o fogo símbólico dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Por sua vez, Lucilia Maria Parra Magalhães, sobrinha bisneta do coronel José Plácido de Castro, um dos principais nomes da Revolução Acreana, conduziu a Tocha até à Praça da Revolução.
A comitiva que viaja a bordo do Hércules C-130 da Força Aérea, levando a Chama a diversas cidades, desembarcou neste domingo, às 12h (14h de Brasília), no Aeroporto Internacional de Rio Branco. O Fogo foi recebido pelo Prefeito Raimundo Angelin e pelo Governador Arnóbio Marques, das mãos de Antonio Carlos Aguiar Gouveia, o Carlão, Embaixador do Revezamento dos Jogos Rio 2007. Nascido em Rio Branco, o desportista ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e foi capitão da Seleção Brasileira de Vôlei por dez anos (de 1989 a 1999).
Do aeroporto, a comitiva seguiu para Usina de Arte João Donato, onde foi acesa a Pira Pan-americana, dando início ao Revezamento da Tocha Pan-americana pelas mãos de Elenira Mendes, Presidente do Instituto Chico Mendes e coordenadora da Fundação Chico Mendes, em Xapuri, que leva adiante o legado de seu pai e promove a conscientização sobre os problemas ambientais.
Elenira percorreu os 400 metros iniciais do trajeto de 24 quilômetros pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade a partir da Usina de Arte João Donato. Na saída, ela passou por um corredor formado por 200 integrantes da Liga das Quadrilhas de Festas Juninas, todos vestidos em trajes típicos, em comemoração ao Dia de São João. Elenira desfilou muito emocionada.
– É uma emoção muito grande representar a história de lutas do meu pai ao longo de tanto tempo pelo desenvolvimento do Acre. Foi muito importante também presenciar a homenagem que foi feita a ele, por tudo que representou não só para o Acre mas também para todo o país – disse ela ao fim do desfile.
A Bolívia, país representado pela cidade no Revezamento da Tocha Pan-Americana, também foi homenageada. Na Praça da Revolução, foi hasteada a bandeira e executado o Hino Nacional do país vizinho, em uma cerimônia que contou com a presença de Leopoldo Fernades Ferreira, Governador de Pando, Estado da Bolívia. Em seguida, o ex-jogador de futebol e ídolo de Pando, Rodolfo Moisés Lima, conduziu a Tocha Pan-americana.
Rio Branco foi o 25º dos 51 pontos de passagem do Revezamento da Tocha Pan-americana pelo Brasil, que se encerra no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, na Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.