| hmin
Acompanhado do secretário da Fazenda, Arno Augustin, e do secretário adjunto, Odir Tonollier, o governador Olívio Dutra viaja para Brasília hoje, em busca de recursos federais.
Os dois têm encontro às 16h30min com o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, a quem vão reivindicar a liberação de pelo menos uma parte dos R$ 988 milhões que a União teria de pagar a título de reembolso por investimentos do Estado em rodovias federais. O acerto faz parte de um convênio firmado em 1987 pelo governo do Estado, que garantirá ressarcimento das obras.
Em 1999, a atual administração fez a primeira cobrança dos créditos ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e, posteriormente, ao ministro da Fazenda, Pedro Malan. Agora, o governador leva a Parente o texto do convênio, o cálculo do valor a ser ressarcido e cópias das cobranças.
O governo gaúcho exige ainda isonomia com o tratamento dispensado a Minas Gerais, com quem o governo se
comprometeu a liberar recursos referentes a
investimentos feitos pelo governo estadual em estradas federais. Augustin espera que pelo menos uma parte desses recursos entre nos cofres públicos até o final do ano, o que daria um pouco de fôlego às finanças no mês do pagamento do 13º salário.
Augustin não retorna ao Estado com o governador. Ele fica em Brasília e amanhã se incorpora à equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O secretário ainda não sabe se pedirá demissão ou licença do cargo enquanto durar o trabalho na equipe.
- Vai depender do tempo que precisarmos para concluir a transição - justifica.
Augustin evita falar sobre o futuro a partir do dia 1º de janeiro. Diz que, por enquanto, só pensa em tirar férias.
No PT, a expectativa é de que Augustin seja indicado para um cargo de segundo escalão no governo Lula. O secretário é cotado também para integrar a equipe do prefeito João Verle, que planeja uma reformulação do seu secretariado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.